Com 37 anos e a liderar o Benfica com autoridade dentro e fora de campo, Nicolás Otamendi continua a desafiar a lógica da idade.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
E por detrás da impressionante resistência do capitão encarnado está um nome conhecido do futebol mundial: Giuliano Poser, o médico e nutricionista italiano que ganhou notoriedade por ter tratado Lionel Messi após os problemas físicos que afetaram o astro argentino no pós-Mundial de 2014.
De acordo com o jornal argentino Olé, Poser é atualmente o grande responsável pelo rigor físico e nutricional de Otamendi, um dos jogadores de campo com mais minutos em todo o mundo esta temporada: 4.650 minutos desde 1 de julho, apenas superado por dois guarda-redes, Kasper Schmeichel (Celtic) e Anthony Moris (Union Saint-Gilloise). Em número de jogos, o central das águias soma 56 partidas, ficando apenas atrás de Julián Álvarez (Atlético Madrid), com 60.
Veja também: Abel Ferreira perde final do Paulista, é expulso e recusa sair (VÍDEO)
Disciplina e dieta rigorosa
Otamendi é um exemplo de profissionalismo e disciplina, e o segredo está na simplicidade da rotina. A dieta é rigorosa: frango, peixe, arroz, saladas e muita água. O consumo de álcool está fora dos planos, até em momentos de celebração.
“Cuido-me muito. Como frango, arroz e saladas praticamente todos os dias. Depois dos jogos mimo-me um pouco, mas fora isso como sempre o mesmo”, revelou Otamendi em entrevista à Rádio La Red, em fevereiro. “É uma preparação e uma força que tem de se fazer para estar bem”, explicou.
A ligação com Poser vem de longe. Sem referir nomes na altura, o central já tinha admitido ser acompanhado “há muitos anos” por um nutricionista italiano. O médico em questão é o mesmo que, após recomendação de Martín Demichelis, também tratou Paulo Dybala e devolveu Messi à plenitude física nos tempos do Barcelona.