adeptos-logo
Nacional
01/07/25

Cláusula do contrato de Gyökeres que trama Sporting está oficialmente ativa

A cláusula dos 60 milhões entrou oficialmente em vigor e pode forçar os leões a pagar ao agente do sueco caso recusem propostas dessa ordem. Varandas endurece o discurso e o Arsenal continua atento.

O caso Viktor Gyökeres está longe de ter um ponto final e ganhou, esta terça-feira, um novo episódio com contornos jurídicos relevantes: a cláusula contratual que previa o pagamento de uma indemnização ao empresário do jogador, Hasan Cetinkaya, tornou-se oficialmente ativa

Veja também: Más notícias para Gyökeres: Arsenal prestes a fechar avançado por 75M€

A partir de agora, se o Sporting recusar uma proposta de 60 milhões de euros líquidos pelo avançado sueco, terá de pagar 10% desse valor ao agente — ou seja, 6 milhões de euros

Segundo A BOLA, o Arsenal está disposto a apresentar uma proposta nesse montante, o que poderá colocar os leões num dilema legal e financeiro. Para evitar a indemnização, o Sporting prepara-se para endurecer a posição: se a cláusula for efectivamente acionada e o clube se vir obrigado a pagar a Cetinkaya, então só permitirá a saída de Gyökeres pela cláusula de rescisão — os 100 milhões de euros

Até agora, a fasquia estava nos 80 milhões, mas a ativação do mecanismo contratual faz subir a parada. E o ambiente já está longe de ser pacífico. 

Veja também: A mensagem de Ronaldo ao Sporting que encantou os sportinguistas

Varandas endurece o discurso 

As últimas declarações de Frederico Varandas apenas contribuíram para inflamar ainda mais as relações. No domingo, antes da Assembleia Geral do clube, o presidente foi claro: 

«Dadas as exigências que fazemos em relação ao valor do Viktor, acredito que possa sair, a não ser que tenha o pior agente do mundo. Coisa que me custa a acreditar, porque é um dos melhores futebolistas do mundo». 

A resposta surge num contexto de tensão crescente. O agente de Gyökeres garante que existia uma promessa feita por Hugo Viana — na altura ainda no Sporting — de que uma proposta entre 60 e 70 milhões bastaria para permitir a saída do jogador no final da época. Esse entendimento foi um dos motivos que levou o sueco a permanecer mais um ano em Alvalade, participar na Liga dos Campeões e ajudar à conquista do bicampeonato e da dobradinha

Varandas, porém, nega qualquer compromisso desse género e já tinha avisado: 

«Ameaças, chantagens e ofensas, comigo não funcionam. O Viktor Gyökeres não sai por 60 milhões mais 10 em objectivos. Não sai, porque nunca o permiti». 

Veja também: Sporting prestes a fechar transferência milionária de Diomande

Situação insustentável?

Depois destas declarações, a relação entre jogador e clube deteriorou-se ainda mais. Gyökeres já ameaçou faltar à apresentação na pré-época e o clima interno está cada vez mais pesado.

Do lado do Arsenal, houve já uma reunião onde se manifestou disponibilidade para chegar aos 55 milhões mais 10 por objetivos. Mas não se formalizou qualquer proposta — algo que pode mudar a qualquer momento.

Se os gunners apresentarem agora uma proposta oficial de 60 milhões líquidos (mais o mecanismo de solidariedade da FIFA), os leões terão de pagar 10% ao empresário se recusarem a oferta. E, nesse caso, segundo fontes internas, exigirão o valor total da cláusula de rescisão: 100 milhões de euros.

Um goleador com números de outro campeonato

Desde que chegou ao Sporting, no verão de 2023, proveniente do Coventry por 20 milhões (mais 4 milhões em variáveis), Viktor Gyökeres assumiu-se como o melhor marcador do futebol português. Em duas épocas apontou 97 golos em 102 jogos — 43 em 50 na primeira época, e 54 em 52 na segunda. Foi Bota de Prata em ambas as temporadas, com 29 e 39 golos, respectivamente. 

Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu

Com contrato até Junho de 2028, tem a mais alta cláusula de rescisão do plantel — 100 milhões de euros — valor que só partilha com o jovem Geovany Quenda.

O que está por saber é até que ponto a direção leonina conseguirá manter-se firme num mercado em que os valores estão definidos… mas as tensões internas podem começar a pesar mais do que o número inscrito no papel. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues