O futuro de Iván Jaime no FC Porto parece estar traçado. O médio espanhol de 24 anos não foi inscrito na Liga Portugal para a nova temporada, sinal claro de que não entra nos planos de Francesco Farioli. Entre os 29 jogadores apresentados no passado domingo no Estádio do Dragão, o nome do criativo é o único ausente da lista oficial enviada pelo clube à Liga.
Este dado reforça a ideia de que Iván Jaime poderá deixar os dragões até ao fecho do mercado de transferências. Apesar de ter contrato válido até 2028, o jogador não tem espaço no plantel portista e nem sequer saiu do banco no jogo de apresentação frente ao Atlético de Madrid, reforçando a perceção de que não faz parte da estratégia de Farioli para a nova época.
Depois de ter sido cedido ao Valencia na segunda metade da temporada passada, os responsáveis do clube espanhol mostraram interesse em prolongar a ligação com o jogador, mas não chegaram a avançar com uma proposta concreta. Mais recentemente, também o Brest, de França, manifestou intenção de garantir o concurso do médio criativo, embora, até ao momento, não se tenham registado desenvolvimentos palpáveis nesse sentido.
Sem perspetivas de ser reintegrado no plantel principal e com concorrência reforçada no meio-campo portista, Iván Jaime poderá estar de saída de forma definitiva, ou através de nova cedência, dependendo das propostas que surjam nas próximas semanas. Para já, a sua ausência da lista oficial da Liga é um dado relevante que antecipa uma saída iminente.