O circuito de Sachsenring continua a ser o quintal de Marc Márquez. Este domingo, o espanhol voltou a mostrar porque é o rei da pista alemã e venceu com autoridade o Grande Prémio da Alemanha em MotoGP, numa corrida marcada por oito quedas, entre elas a do português Miguel Oliveira.
Veja também: Volte-face no negócio entre Sporting e Arsenal por Gyökeres graças ao empresário
O piloto de Almada, que partiu da 14.ª posição, não foi além da terceira volta. Perdeu o controlo da mota e saiu de pista sem consequências físicas, mas com novo abandono registado no seu regresso à grelha. É a segunda desistência consecutiva de Oliveira, depois de também ter falhado a prova nos Países Baixos.
O Falcão da Prima Pramac vive uma temporada difícil: já havia desistido no GP de França, falhou a corrida principal na Argentina devido a lesão no ombro e voltou agora a ver o asfalto mais de perto do que o pódio. Um ano para esquecer… ou para renascer na segunda metade da temporada.
Corrida marcada pelo caos
Márquez não quis deixar margem para dúvidas e, depois do erro na primeira curva do sprint de sábado, voltou à pista com espírito vingador. Defendeu bem a pole, impôs um ritmo infernal e rapidamente deixou claro que não haveria espaço para surpresas. Quem o tentou seguir… caiu.
Veja também: O motivo que levou o FC Porto a acelerar a compra total de Samu
Para além de Miguel Oliveira, foram também obrigados a abandonar nomes como Pedro Acosta, Di Giannantonio (que seguia em segundo), Johann Zarco, Marco Bezzecchi, Ai Ogura, Joan Mir e Lorenzo Savadori — este último com uma aparatosa saída.
No final, Marc Márquez cortou a meta com conforto, à frente do irmão Álex Márquez e do companheiro de equipa na Ducati, Pecco Bagnaia. Foi a nona vitória de Marc em Sachsenring, que lhe permite aumentar a vantagem na liderança do campeonato e reforçar a candidatura ao título.
Já Miguel Oliveira tem de virar rapidamente a página, recuperar confiança e forma, e voltar a mostrar o seu verdadeiro valor numa grelha cada vez mais competitiva. A próxima oportunidade chega dentro de duas semanas.
Veja também: Corte brutal: O salário que Félix vai auferir no Benfica