Catarina Campos continua a quebrar barreiras no futebol português. Depois de se tornar, este sábado, na primeira mulher a arbitrar um jogo da I Liga — no Casa Pia-Rio Ave — a juíza da AF Lisboa volta a inscrever o seu nome nos livros da história ao ser nomeada vídeo-árbitra (VAR) no encontro entre Benfica e Farense, agendado para o próximo dia 2 de abril, às 20h15, no Estádio da Luz.
Veja também: César Peixoto deixa mensagem polémica a Lage após o Gil-Benfica (VÍDEO)
A nomeação foi oficializada esta sexta-feira pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que anunciou também que o árbitro principal da partida será Hélder Carvalho, da AF Santarém.
A nomeação de Catarina Campos para o VAR numa partida de alto perfil como um jogo do Benfica representa mais um passo significativo rumo à igualdade de género na arbitragem nacional. Com 39 anos, Catarina já contava com experiência internacional, sendo presença habitual em jogos de competições femininas da UEFA e da FIFA, além de integrar o quadro de árbitros profissionais da FPF.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
Nomeações completas para os dois jogos agora anunciados:
🔹 Benfica – Farense
• Árbitro: Hélder Carvalho
• Assistentes: Francisco Pereira e Hugo Ribeiro
• 4.º árbitro: Inês Andradas
• VAR: Catarina Campos
• AVAR: Pedro Felisberto
🔹 Boavista – Gil Vicente
• Árbitro: Carlos Macedo
• Assistentes: André Dias e João Macedo
• 4.º árbitro: Vítor Ferreira
• VAR: Luís Godinho
• AVAR: Rui Teixeira
Veja também: "O velho já morreu, acabou a mama" - Eis os castigos do FC Porto B-Leixões
Estas nomeações juntam-se às já divulgadas anteriormente para a 27.ª jornada, com Gustavo Correia (AF Porto) a arbitrar o Estrela da Amadora – Sporting e Hélder Malheiro (AF Lisboa) o Estoril – FC Porto.