adeptos-logo
Nacional
08/08/25

Nuno Lobo reage às acusações graves de Vieira contra Proença

Nuno Lobo, veio esta sexta-feira a público afirmar que está totalmente disponível para confirmar as alegações feitas por Luís Filipe Vieira.

O antigo presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), Nuno Lobo, veio esta sexta-feira a público afirmar que está totalmente disponível para confirmar as alegações feitas por Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, contra Pedro Proença, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). 

Veja também: Quem está mais forte? Benfica, FC Porto ou Sporting? Jesus responde

Em comunicado enviado à agência Lusa, Nuno Lobo admite que parte das declarações de Vieira podem configurar um crime público, pelo que se coloca à disposição das autoridades para colaborar com um eventual inquérito. 

Estou e estarei, inteira e totalmente, disponível para prestar declarações, logo que a Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público instaurem o competente processo de inquérito, que se impõe”, sublinha Lobo. 

O que está em causa? 

Recorde-se que, numa entrevista ao canal Now, Luís Filipe Vieira revelou que foi alegadamente aliciado para abandonar a corrida eleitoral à presidência da FPF, em troca de um cargo e da promessa de suceder a Pedro Proença na UEFA. O ex-dirigente do Benfica liderou o clube da Luz entre 2003 e 2021 e afirmou que o alegado convite partiu de elementos ligados à candidatura de Proença

 

Perante estas declarações, Nuno Lobo, derrotado nas eleições de 14 de fevereiro (com 25% dos votos contra 75% de Proença), reforça a sua versão de que o processo eleitoral foi marcado por “manobras e atropelos de ética duvidosa” e apela à intervenção da tutela governamental e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). 

A FPF é uma entidade detentora do estatuto de utilidade pública desportiva e, como tal, estarei igualmente disponível para ser ouvido pelas entidades competentes do Governo da República”, acrescenta. 

Reações e inquérito em curso 

A FPF respondeu no sábado, através de comunicado, sem mencionar nomes, afirmando que “não admite que os seus nomes e a sua credibilidade sejam colocados em causa” e que “reservam-se ao direito de usar todos os meios legais para defender o seu bom nome”. 

Veja também: O recado de Ronaldo ao Benfica após transferência falhada de Félix (VÍDEO)

Na sequência destas denúncias, a Procuradoria-Geral da República confirmou a abertura de um inquérito por alegada difamação e denúncia caluniosa contra Luís Filipe Vieira, que está a ser conduzido pelo DIAP de Lisboa. 

Nuno Lobo, por seu lado, assegura que não necessita de desmentir qualquer parte das declarações de Vieira relacionadas consigo: 

De tudo quanto li e ouvi das declarações de Luís Filipe Vieira e que possam dizer-me respeito, nada há que careça de correção ou desmentido da minha parte”, frisou. 

Respeito por Jorge Costa atrasou reação 

Lobo explicou ainda que apenas decidiu reagir agora em respeito pela memória de Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto e dirigente dos dragões, falecido esta semana. Ainda assim, garante estar disponível para prestar os esclarecimentos necessários em qualquer frente legal, incluindo o inquérito aberto por denúncia criminal. 

Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!