A Silly Season da Fórmula 1 acaba de ganhar um novo capítulo de alto calibre: segundo a Sky Sports Italia, Max Verstappen já terá aceite uma proposta de Toto Wolff para trocar a Red Bull pela Mercedes. O acordo entre o piloto neerlandês e o líder da escuderia alemã estará alinhavado, mas ainda depende da aprovação da direcção da Mercedes para se tornar oficial.
Veja também: Ex-árbitro é reforço do FC Porto para a nova temporada
A confirmar-se, trata-se de uma mudança que pode virar o paddock do avesso e reconfigurar por completo a grelha da Fórmula 1.
Uma cláusula que pode mudar tudo
Apesar de ter contrato com a Red Bull até 2028, Verstappen pode sair mais cedo graças a uma cláusula de rendimento incluída no vínculo. Se o carro da equipa austríaca não estiver ao nível competitivo exigido, o piloto tem luz verde para procurar novo destino — e tudo indica que esse cenário está a materializar-se.
O desempenho abaixo do esperado da Red Bull em 2025 tem deixado Verstappen visivelmente frustrado. No último fim de semana, no GP da Áustria, o neerlandês abandonou à primeira volta, e ocupa actualmente o 3.º lugar do Mundial de Pilotos, já a 61 pontos do líder Oscar Piastri (McLaren), algo impensável nas épocas anteriores.
Veja também: Volte-face inesperado no futuro de Henrique Araújo no Benfica
Efeito dominó na grelha?
O interesse de Toto Wolff em Verstappen não é novo — o austríaco já há muito que admira a frieza e o talento do piloto da Red Bull. A acontecer, a entrada de Max na Mercedes abriria uma vaga que poderá levar George Russell a procurar novo desafio, com possíveis destinos a serem a própria Red Bull ou a Aston Martin.
Este tipo de transferências ao mais alto nível promete desencadear um efeito dominó semelhante ao que se viu em 2024 com a saída de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari.
Decisão final nas mãos da Mercedes
Para já, a bola está do lado da estrutura directiva da Mercedes, que ainda não deu luz verde à contratação de Verstappen. Os detalhes financeiros e estratégicos estão em cima da mesa, e a decisão final pode estar para breve.
Veja também: Cláusula do contrato de Gyökeres que trama Sporting está oficialmente ativa
O próximo fim de semana, com o GP da Grã-Bretanha em Silverstone, poderá trazer desenvolvimentos importantes e, quem sabe, um anúncio oficial.