adeptos-logo
Modalidades
02/07/25

F1: Italianos falam em acordo fechado para Verstappen trocar de equipa

A Silly Season da Fórmula 1 acaba de ganhar um novo capítulo de alto calibre. Saiba mais pormenores e partilhe a sua opinião.

A Silly Season da Fórmula 1 acaba de ganhar um novo capítulo de alto calibre: segundo a Sky Sports Italia, Max Verstappen já terá aceite uma proposta de Toto Wolff para trocar a Red Bull pela Mercedes. O acordo entre o piloto neerlandês e o líder da escuderia alemã estará alinhavado, mas ainda depende da aprovação da direcção da Mercedes para se tornar oficial. 

Veja também: Ex-árbitro é reforço do FC Porto para a nova temporada

A confirmar-se, trata-se de uma mudança que pode virar o paddock do avesso e reconfigurar por completo a grelha da Fórmula 1. 

Uma cláusula que pode mudar tudo 

Apesar de ter contrato com a Red Bull até 2028, Verstappen pode sair mais cedo graças a uma cláusula de rendimento incluída no vínculo. Se o carro da equipa austríaca não estiver ao nível competitivo exigido, o piloto tem luz verde para procurar novo destino — e tudo indica que esse cenário está a materializar-se. 

O desempenho abaixo do esperado da Red Bull em 2025 tem deixado Verstappen visivelmente frustrado. No último fim de semana, no GP da Áustria, o neerlandês abandonou à primeira volta, e ocupa actualmente o 3.º lugar do Mundial de Pilotos, já a 61 pontos do líder Oscar Piastri (McLaren), algo impensável nas épocas anteriores. 

Veja também: Volte-face inesperado no futuro de Henrique Araújo no Benfica

Efeito dominó na grelha? 

O interesse de Toto Wolff em Verstappen não é novo — o austríaco já há muito que admira a frieza e o talento do piloto da Red Bull. A acontecer, a entrada de Max na Mercedes abriria uma vaga que poderá levar George Russell a procurar novo desafio, com possíveis destinos a serem a própria Red Bull ou a Aston Martin. 

Este tipo de transferências ao mais alto nível promete desencadear um efeito dominó semelhante ao que se viu em 2024 com a saída de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari. 

Decisão final nas mãos da Mercedes 

Para já, a bola está do lado da estrutura directiva da Mercedes, que ainda não deu luz verde à contratação de Verstappen. Os detalhes financeiros e estratégicos estão em cima da mesa, e a decisão final pode estar para breve. 

Veja também: Cláusula do contrato de Gyökeres que trama Sporting está oficialmente ativa

O próximo fim de semana, com o GP da Grã-Bretanha em Silverstone, poderá trazer desenvolvimentos importantes e, quem sabe, um anúncio oficial. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!