adeptos-logo
Vídeos
27/02/25

Penáltis perdoados ao Benfica no jogo com o Braga? A análise à arbitragem

Os especialistas de arbitragem dos diários desportivos O Jogo e A Bola e da rádio Observador analisaram o trabalho de João Pinheiro no Benfica-SC Braga, referente à Taça de Portugal.

Os especialistas de arbitragem dos diários desportivos O JogoA Bola e da rádio Observador analisaram o trabalho de João Pinheiro no Benfica-SC Braga, referente à Taça de Portugal.

Veja também: "Paulo Oliveira foi com a cabeça de propósito ao pé de Otamendi"

Aos 45 minutos, os bracarenses reclamam de uma grande penalidade por assinalar por jogo perigoso por parte de Otamendi que atingiu Paulo oliveira com o pé na disputa de um lance aéreo.

Duarte Gomes e Pedro Henriques entendem que o argentino faz jogo perigoso, ficando por perceber se atinge a cabeça ou o ombro do adversário. As imagens não são claras mas caso tal tenha acontecido, haveria razão para marcar grande penalidade.

"Uma certeza e uma dúvida: a certeza é que, ao pontapear a bola em zona tão alta, Otamendi cometeu jogo perigoso ativo, sancionável com pontapé livre indireto e, no caso concreto, cartão amarelo por inibir o adversário de usufruir de um ataque prometedor. A dúvida é saber se o central argentino tocou depois (ou não) com a sola da bota no ombro de Paulo Oliveira. As imagens não esclareceram cabalmente e o jogador do Braga queixou-se da cabeça (onde lhe bateu a bola). Nesse aspeto, é justo conceder à equipa de arbitragem o benefício da dúvida", escreve Duarte Gomes.

Veja também: Italianos já apontam sucessor de Sérgio Conceição no Milan

Jorge Coroado entende que ficou por assinalar um livre indireto a favor dos arsenalistas neste lance.

Veja também: SC Braga e a derrota com o Benfica: "Onde estava o VAR?"

Aos 52 minutos, novas queixas do SC Braga que reclama um penálti por assinalar por falta de António Silva sobre Fran Navarro. Neste lance há unânimidade total entre os especialistas, defendendo que o lance deveria ter sido sancionado com uma grande penalidade contra o Benfica.

"Independente da forma algo potenciada como Fran Navarro caiu para trás, a verdade é que o braço esquerdo de António Silva ladeou o corpo do espanhol, enquanto a mão direita puxava-o para trás. Na nossa opinião o contacto foi irregular e sendo dentro da área dos lisboetas, devia ter sido sancionado com pontapé de penálti favorável ao SC Braga", escreveu Duarte Gomes.

"Eventual alteração da lei deve dizer que foi Fran Navarro a deixar-se abraçar, agarrar e derrubar por António Silva. Penálti inequívoco por sinalizar", escreveu Jorge Coroado.

Veja também: Já há data para o regresso de Pedro Gonçalves após lesão

Veja abaixo as análises completas.