Bas Dost, antigo avançado do Sporting, anunciou esta quinta-feira o fim da carreira de futebolista profissional, aos 36 anos. O neerlandês, que sofreu uma paragem cardíaca em outubro de 2023, explicou que a decisão foi inevitável após um novo alerta médico.
Veja também: Rui Costa faz revelação surpreendente sobre salário de Mourinho no Benfica
Em entrevista ao jornal neerlandês Algemeen Dagblad, o ponta de lança recordou o choque vivido: “Ficas chocado quando descobres que tiveste uma paragem cardíaca. Não é assim que queres deixar o futebol. Queres partir por ti mesmo. E é uma pena que eu não o tenha conseguido fazer”.
O incidente ocorreu durante um jogo do NEC Nijmegen frente ao AZ Alkmaar, quando Dost caiu inanimado em campo. Foi-lhe então diagnosticada uma inflamação no músculo cardíaco, que o obrigou a estar duas semanas hospitalizado. Desde então, passou a viver com um desfibrilador implantado para prevenir arritmias.
Veja também: João Neves é o primeiro português a alcança distinção prestigiante do L'Equipe
A ideia inicial era regressar à competição, mas os planos ruíram este verão: “O cardiologista telefonou-me em junho. ‘Algo’ tinha sido diagnosticado num treino e aquele momento mudou tudo. Pensei ‘não quero isto’. Não queres arriscar a tua vida. Ponderei durante duas semanas e depois tomei a decisão”.
Bas Dost deixa para trás uma carreira marcada pelos golos. No Sporting, onde jogou entre 2016 e 2019, apontou 93 golos em 117 jogos, tornando-se um dos avançados mais prolíficos da década no futebol português. Seguiram-se passagens pelo Eintracht Frankfurt, Club Brugge, Utrecht e NEC Nijmegen, clube no qual encerra agora a carreira.