A ausência de Lionel Messi no jogo de estrelas da MLS contra a Liga mexicana está a dar que falar nos EUA. O astro argentino, de 38 anos, foi castigado com um jogo de suspensão, medida que deixou o jogador “extremamente chateado”, segundo revelou Jorge Mas, dono do Inter Miami.
Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)
Messi e Jordi Alba não compareceram ao All-Star Game, realizado na madrugada de quinta-feira, e a MLS aplicou a sanção com base numa regra clara: quem faltar ao jogo das estrelas sem aprovação prévia da Liga, falha obrigatoriamente o encontro seguinte do seu clube.
“Messi está muito chateado”
Jorge Mas, visivelmente desagradado, expressou publicamente o desagrado do Inter Miami e do próprio jogador com a decisão.
“Ele está muito chateado, como seria de esperar. É uma punição desmedida. Estamos a falar de um jogo de exibição. Tanto o Messi como o Alba são jogadores altamente competitivos e não compreendem a lógica deste castigo”, afirmou, em declarações à BBC.
O dono do Inter Miami recordou ainda que não se tratava de uma competição oficial e mostrou preocupação com o possível impacto da decisão na relação entre o jogador e a Liga.
Veja também: Benfica ganha aliado de peso para desbloquear regresso de Félix
MLS justifica-se, mas reconhece rigidez
A Major League Soccer justificou-se num comunicado oficial, lembrando que a regra é antiga e aplicada de forma sistemática:
“Tendo em conta as regras da Liga, qualquer jogador que não participe num All-Star Game sem aprovação prévia da Liga não poderá competir na próxima partida do seu clube”.
Don Garber, comissário da MLS, também abordou o caso com alguma frustração:
“Ninguém fez mais pela MLS do que Messi. Eu compreendo a sua decisão e o compromisso com o Inter Miami. No entanto, temos uma política de longa data e tivemos de aplicá-la. Foi uma decisão muito difícil”.
Garber adiantou ainda que a Liga está disponível para rever a política em vigor:
“Vamos analisar esta regra com maior cuidado. Estou empenhado em trabalhar com os jogadores para evoluirmos neste ponto”.
Veja também: Benfica faz forcing final para ter João Félix na Eusébio Cup
Castigo em 2025… mas não em 2024
Esta não é a primeira vez que Messi falha o All-Star Game. Em 2024, o argentino também não participou, mas nessa ocasião teve justificação médica: uma lesão sofrida na final da Copa América (vitória da Argentina por 1-0 frente à Colômbia) foi aceite pela MLS, que não aplicou qualquer sanção.
Inter Miami sem Messi… frente ao líder
O castigo significa que Messi e Jordi Alba vão falhar o confronto com o líder Cincinnati, marcado para este sábado. Curiosamente, o Inter Miami tem ainda três jogos em atraso devido à participação no Mundial de Clubes — onde, apesar de uma vitória sobre o FC Porto, não passou da fase de grupos.
Apesar disso, os comandados de Gerardo Martino mantêm-se no 5.º lugar da Conferência Este com 41 pontos, estando a apenas sete do líder… e ainda com margem para recuperar.
Veja também: O aviso de Geny Catamo ao Benfica antes da Supertaça
No mesmo dia em que a polémica rebentou, o Inter Miami anunciou a contratação do médio argentino Rodrigo De Paul, proveniente do Atlético de Madrid, numa clara tentativa de reforçar o plantel e manter o sonho do título.