Atualmente a brilhar na MLS ao serviço do FC Dallas, Petar Musa abriu o livro sobre a sua passagem por Portugal, onde representou Boavista e Benfica, explicando as dificuldades que enfrentou na Luz e a razão pela qual não conseguiu afirmar-se como titular na equipa de Roger Schmidt.
Veja também: Jato privado de Ronaldo preso em Inglaterra - Saiba o motivo
A escolha da MLS e o impacto no Dallas 🇺🇸
O avançado croata trocou o Benfica pelo FC Dallas em busca de mais minutos e regularidade, uma decisão que, segundo o próprio, foi acertada.
“Queria jogar com consistência e sentir ainda mais a confiança do treinador. Não estava descontente no Benfica, mas procurava um clube onde pudesse ter mais minutos. Foi por isso que escolhi o Dallas. Falei com o treinador e o proprietário, explicaram-me o projeto e fiquei impressionado”.
Na primeira época nos Estados Unidos, Musa mostrou que a aposta valeu a pena, apontando 17 golos em 34 jogos, um recorde na sua carreira.
“Depois da última época, provei a todos os que duvidaram da minha saída do Benfica que fiz a escolha certa. Não me arrependi nem um bocadinho”.
Veja também: Família de Pinto da Costa lança comunicado com farpas - ÚLTIMA HORA
Gonçalo Ramos “tapou” Musa na Luz 🦅
O croata reconhece que a concorrência de Gonçalo Ramos foi determinante para não ter tido mais minutos no Benfica.
“Não foi uma situação fácil para mim, porque o Gonçalo Ramos estava a fazer uma época fantástica e a marcar muitos golos. O Roger Schmidt escolheu pô-lo a jogar e eu só podia continuar a trabalhar para tentar convencê-lo”.
Ainda assim, Musa garante que manteve o profissionalismo e a ambição.
“Sempre que entrava, marcava muitas vezes. Isso deixou-me feliz, porque o trabalho árduo compensa. No final da época, levantámos o troféu juntos, e isso era o mais importante”.
Veja também: Varandas quebra o silêncio sobre a morte de Pinto da Costa
Passagem pelo Boavista e adaptação a Portugal
Antes do Benfica, Musa jogou no Boavista, onde se destacou e garantiu a transferência para a Luz. O avançado guarda boas memórias da sua chegada ao futebol português.
“Portugal adora futebol e é uma fábrica de talentos. Desde o primeiro dia percebi que jogam com muita posse de bola e que há menos correria, o que me favoreceu. Gostei muito da minha passagem pelo Boavista, as pessoas são simpáticas, a comida é excelente e o ambiente foi perfeito para mim”.
Paixão pelo futebol desde criança
Natural da Croácia, um país pequeno mas com uma enorme tradição futebolística, Musa conta que nunca teve dúvidas sobre o seu destino no futebol.
“No nosso país, todos querem ser futebolistas. Se perguntarmos a qualquer criança croata, ela dirá que quer jogar futebol. Está no nosso ADN”.