adeptos-logo
Nacional
22/05/25

Quem é o mais prejudicado? O histórico de Luís Godinho com Benfica e Sporting

Sporting nunca venceu com o árbitro alentejano, que se estreia em finais da Taça de Portugal. Dérbi quente no horizonte.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol oficializou: Luís Godinho é o árbitro nomeado para a final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting. Aos 39 anos, o juiz natural de Borba prepara-se para viver o jogo mais mediático da carreira — e logo num dérbi lisboeta, com uma história carregada de rivalidade, memória e emoção.

Veja também: Amorim fala em saída e deixa garantia sobre a indemnização

Mas há um dado que não passará despercebido à nação leonina: o Sporting nunca venceu um jogo arbitrado por Luís Godinho

Histórico a favor das águias 

O árbitro eborense apitou apenas dois dérbis lisboetas até à data, ambos no Estádio da Luz — e em ambos, os leões saíram sem vitória. Primeiro, em 2018/19, o empate a uma bola no campeonato. Depois, na mesma época, derrota por 2-1 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Coincidência ou não, são números que criam ruído entre os adeptos verde e brancos. 

Mais do que isso, Luís Godinho é um nome que Benfica conhece bem e… com boas recordações. Apitou a Supertaça de 2023, onde as águias venceram o FC Porto por 2-0, e conta com experiência em outros clássicos nacionais e jogos internacionais desde que obteve as insígnias FIFA em 2017. 

Veja também: Namorado deixa jovem a jantar sozinha até apareceu Gyökeres e deu nisto (VÍDEO)

Disciplina e decisões: o perfil de Godinho 

Nesta temporada, Luís Godinho dirigiu 19 jogos da Liga, com 99 amarelos mostrados, apenas dois duplos amarelos e três vermelhos diretos. No capítulo dos penáltis, assinalou apenas seis grandes penalidades, mostrando-se um árbitro contido na hora de decidir dentro da área. 

É, por isso, um perfil que agrada aos decisores da arbitragem para jogos de alta tensão: experiente, comedido e pouco dado a protagonismos excessivos. Ainda assim, o peso da responsabilidade será imenso: trata-se da reedição de uma final marcada, em 1996, por uma tragédia que ainda hoje assombra o futebol português. 

Jamor, palco de decisões e de contas por ajustar 

O Sporting chega ao Jamor à procura da dobradinha, 22 anos depois da última. Para o Benfica, trata-se da oportunidade de fechar a época com um troféu, depois da desilusão no campeonato. E tudo isto com a memória do dérbi de 1996 a pairar — o tal que ficou para sempre ligado ao fatídico ‘very light’. 

Veja também: A boca de Varandas a Sofia Oliveira no discurso do Sporting bicampeão (VÍDEO)

Domingo, às 17h15, os olhos do país estarão no relvado do Estádio Nacional… e também no apito de Luís Godinho. Para uns, uma escolha segura. Para outros, uma má memória reincidente. O certo é que será ele a carregar o peso de uma final carregada de simbolismo, com rivalidade à flor da pele e troféu em disputa. 

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!