O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou esta sexta-feira as primeiras avaliações às equipas de arbitragem da 1.ª jornada da I Liga, introduzindo um novo sistema de classificação, mais simples e transparente.
Veja também: Atenção Ronaldo e companhia: Al Nassr colocado à venda
As notas passam agora a dividir-se em três categorias: "muito satisfatório", "satisfatório" e "insatisfatório", aplicadas tanto à arbitragem em campo como à vídeo-arbitragem.
De acordo com o relatório, a melhor classificação da jornada foi atribuída ao encontro Casa Pia – Sporting CP (0-2), jogo cuja arbitragem deu muito que falar entre os adeptos. A arbitragem de Gustavo Correia recebeu a menção de "muito satisfatória", enquanto o VAR Luís Ferreira foi classificado como "satisfatório".
Em sentido inverso, a equipa de arbitragem mais criticada foi a do jogo FC Porto – V. Guimarães (3-0). O juiz António Nobre foi avaliado como "insatisfatório", assim como o VAR Manuel Mota, tornando este o único jogo da ronda inaugural a receber notas negativas em ambos os parâmetros.
Veja também: Fábio Paim revela quanto ganha com os filmes para adultos
Com este novo modelo de avaliação, a FPF pretende aumentar a transparência e permitir que adeptos e clubes tenham uma perceção mais clara do desempenho das equipas de arbitragem, num campeonato em que as decisões dos árbitros continuam a ser alvo de grande debate.