O encontro entre Caldas e Atlético, disputado este domingo, para a 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga 3, ficou marcado por um incidente polémico envolvendo o jogador Yordy Marcelo e o árbitro João Pinho.
O encontro entre Caldas e Atlético ficou marcado por um incidente polémico envolvendo o jogador Yordy Marcelo e o árbitro João Pinho.
O encontro entre Caldas e Atlético, disputado este domingo, para a 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga 3, ficou marcado por um incidente polémico envolvendo o jogador Yordy Marcelo e o árbitro João Pinho.
Segundo comunicado oficial do clube das Caldas da Rainha, o defesa colombiano foi alvo de insultos graves durante o jogo e acabou expulso após o apito final.
Insulto durante o jogo
De acordo com o relato do clube, durante a partida, João Pinho, árbitro da AF de Aveiro, terá insultado Yordy Marcelo em tom pejorativo:
“Eu já trato de ti, ó animal”, terá dito o juiz da partida ao jogador colombiano.
Expulsão após o final do jogo
No final do jogo, já na zona dos balneários, Yordy Marcelo terá abordado o quarto árbitro de forma calma e educada, pedindo que transmitisse ao árbitro principal que não se deve chamar “animal” a ninguém. A reação do árbitro João Pinho foi imediata e drástica: expulsou o jogador no local.
“Este momento foi testemunhado pela equipa técnica do Caldas e pelos restantes atletas da nossa equipa de seniores”, sublinha o comunicado.
Veja também: A reação de Sandra Madureira à demissão de Vítor Bruno
Ações tomadas pelo Caldas
O clube agiu de imediato, comunicando a ocorrência às autoridades presentes no recinto desportivo. Segundo o comunicado:
“Foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP das Caldas da Rainha, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo. Pela ofensa proferida ao nosso atleta, pautada por uma postura que consideramos inadequada por parte de um elemento da equipa de arbitragem, avançaremos com uma exposição à Federação Portuguesa de Futebol.”
Defesa do jogador
O Caldas não poupou elogios ao jogador, que representa o clube desde 2018, destacando as suas qualidades dentro e fora de campo:
“Yordy é reconhecido pelo clube, mas fundamentalmente pela comunidade e pelos caldenses, como alguém sério, respeitador e humilde. É um elemento fundamental em cada ida às escolas, apoia os treinos das equipas de formação e é um exemplo para os mais novos precisamente pela sua postura no desporto”.
Veja também: A bicada do Lidl sobre a polémica de Coentrão que deixa tudo a rir
Próximos passos
O clube vai avançar com uma exposição formal à Federação Portuguesa de Futebol para que o caso seja analisado. Esta denúncia promete gerar debates sobre a conduta dos árbitros e a forma como lidam com jogadores, especialmente em competições que pretendem ser exemplo de fair play e respeito.
O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!