O futebol distrital está de luto. Jorge Saraiva, jovem de 17 anos e jogador do FC O Despertar, faleceu de forma trágica esta terça-feira, 15 de julho, na praia de Carcavelos, vítima de afogamento. O atleta, natural do concelho de Sintra, foi arrastado por uma corrente marítima, não resistindo apesar dos esforços das equipas de socorro.
Veja também: Filho de Nininho Vaz Maia assina contrato com clube da I Liga
Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta foi dado pelas 15h10, dando conta de que quatro jovens tinham sido arrastados por correntes no mar da praia de Carcavelos. Três deles foram rapidamente resgatados pelos nadadores-salvadores e encontravam-se bem, mas Jorge Saraiva foi o último a ser localizado, já em estado muito grave. As manobras de reanimação prolongaram-se até à chegada do INEM, que transportou o jovem para o hospital, onde acabou por ser declarado o óbito.
O CD Agualva, clube onde Jorge iniciou o seu percurso futebolístico, deixou uma sentida nota de pesar nas redes sociais:
"Foi com enorme surpresa que recebemos hoje a triste notícia do falecimento do nosso ex-atleta Jorge Saraiva. Lamentamos a perda de um jovem, na flor da idade, humilde, com elevado caráter e sentido de responsabilidade".
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente
Também o FC O Despertar, clube que representava atualmente, prestou homenagem ao jovem atleta:
"Deixamos a nossa mais sentida homenagem ao Jorge, que na época que agora terminou, defendeu com orgulho as cores do nosso clube. Até sempre Jorge, e descansa em paz".
O trágico incidente serviu também para reforçar os apelos à prudência nas praias. O Comandante do Porto de Cascais, José Manuel Marques Coelho, alertou para a importância de seguir as instruções dos nadadores-salvadores, sublinhando que as bandeiras vermelha e amarela devem ser respeitadas para garantir banhos em segurança: "Nessas zonas não há fundões, não há correntes, nem declives acentuados".
O falecimento de Jorge Saraiva representa não só uma perda devastadora para a sua família e amigos, como deixa marcas profundas no seio do futebol jovem da região de Lisboa. Um exemplo de dedicação e espírito desportivo que parte demasiado cedo.
Veja também: O gesto de Cristianinho com camisola do Benfica que revoltou benfiquistas (VÍDEO)