adeptos-logo
Vídeos
28/09/25 às 10:26

Marc Márquez sagrou-se campeão do Moto GP pela 9ª vez (VÍDEO)

Piloto espanhol sagrou-se campeão em Motegi, no Japão, somando o 9.º título da carreira e selando o regresso à glória após anos marcados por lesões.

O espanhol Marc Márquez é o novo campeão do Mundo de MotoGP, conquistando o 7.º título na categoria rainha e o 9.º no total, igualando assim os números de Valentino Rossi.

Veja também: Benfica contesta golo do Sporting no Estoril com vídeo polémico

A consagração aconteceu este domingo, em Motegi, no Japão, onde o piloto terminou a corrida na 2.ª posição, atrás de Francesco Bagnaia, mas beneficiando do 6.º lugar do irmão Álex Márquez, o único que ainda podia impedir a celebração.

Márquez, que partiu de 3.º na grelha e rapidamente ultrapassou Pedro Acosta para se fixar em segundo até à meta, destacou sobretudo a superação pessoal após os graves problemas físicos que quase colocaram fim à sua carreira.

“A primeira coisa que posso dizer é que agora estou em paz comigo mesmo. Sem querer entrar num ciclo vicioso, houve muitas pessoas que me ajudaram muito. Sozinho era impossível. Depois, obviamente, as decisões que têm de se tomar com base no que se sente. Mas o que quero é aproveitar, agora que estou em paz, isso é o mais importante. Não quero dizer nomes nem agradecer individualmente porque isto não ia acabar, mas eles sabem quem são”.

O espanhol recordou também o período mais difícil, marcado pela lesão no ombro agravada por um acidente doméstico, mas sublinhou a resiliência que o trouxe de volta aos títulos.

O ser humano tem uma grande capacidade para esquecer o mal e lembrar-se apenas do bem, ou pelo menos os otimistas são assim. Sempre fui otimista nesse sentido. Sempre vi uma luz ao fundo do túnel, embora as pessoas à minha volta me fizessem ‘levantar a persiana e ver um pouco mais’ com aquela venda nos olhos. Tentei responder às perguntas que tinha dentro de mim de forma egoísta, olhando apenas para mim, porque era isso que o meu povo me aconselhava e foi isso que fiz naquele ciclo, que começou com a queda de Jerez, mas piorei tudo com uma decisão completamente minha. Estou em paz. Marc contra Marc em paz.

A festa de Márquez contrasta com a corrida mais discreta do português Miguel Oliveira, que terminou no 14.º lugar.

Veja também: Adepto salva Bednarek após esquecimento e acaba com prenda do polaco

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues