Cristiano Ronaldo viveu, esta quinta-feira, um momento inédito na sua longa carreira pela Seleção Nacional: aos 61 minutos do duelo com a Irlanda, em Dublin, foi expulso pela primeira vez ao serviço de Portugal.
Veja também: Reação de Martínez à expulsão de Ronaldo dá que falar
A decisão, tomada após intervenção do VAR, coloca o capitão automaticamente fora do próximo jogo, frente à Arménia, e abre ainda a porta a um castigo mais pesado que o poderá afastar dos primeiros compromissos do Mundial 2026 — caso a equipa das quinas garanta o apuramento direto — ou até de eventuais jogos do playoff.
O lance que mudou o jogo ocorreu na área irlandesa, quando Glenn Nyberg, árbitro da partida, assinalou inicialmente um cartão amarelo a Ronaldo. Alertado pelo VAR, o juiz sueco reviu as imagens e considerou que o avançado português atingiu Dara O’Shea com uma cotovelada, transformando o amarelo em vermelho direto. Foi a 13.ª expulsão da carreira de CR7, mas a primeira em 205 internacionalizações.
A reação do capitão português fez-se notar: ao ver O’Shea no relvado, Ronaldo simulou lágrimas num gesto irónico e, perante a celebração efusiva dos adeptos irlandeses, respondeu com aplausos sarcásticos. Já a caminho do túnel, trocou ainda algumas palavras com elementos do banco adversário. Ricardo Carvalho tentou segurá-lo, mas o avançado garantiu: “Estou calmo.” Antes de abandonar o relvado, cumprimentou o selecionador irlandês, voltou a bater palmas para as bancadas e seguiu para o balneário.
Veja também: Paulo Catarro não tem dúvidas sobre qual a equipa mais prejudicada da Liga (VÍDEO)
Segundo os regulamentos da FIFA, um cartão vermelho direto por conduta violenta pode valer até três jogos de suspensão. Se esse cenário se confirmar, Ronaldo poderá falhar não só o duelo com a Arménia, mas também os dois primeiros encontros de Portugal no Mundial — ou, caso a qualificação não fique fechada já este domingo, os desafios decisivos do playoff.
A Seleção Nacional regressa agora a casa com a pressão de garantir o apuramento absoluto no último jogo desta fase de qualificação, num encontro que terá de ser disputado sem o seu capitão, pela primeira vez por castigo em mais de 20 anos de carreira internacional.
Veja também: Descalabro: Ronaldo é expulso e Portugal perde na Irlanda
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
