O V. Guimarães está de luto. Faleceu este domingo, aos 97 anos, José Luís Silva Xavier Fernandes, sócio n.º 1 dos conquistadores, uma figura incontornável da história do clube de Guimarães, que lhe prestou homenagem com uma nota de pesar comovente e a decretação de três dias de luto.
Veja também: Jogou no Sporting, ganhou na Champions e agora trabalha em loja de desporto
Natural de Guimarães, José Luís nasceu a 6 de maio de 1927 e tornou-se sócio do Vitória em 1943. O amor ao clube prolongou-se por mais de 80 anos, período durante o qual acompanhou a equipa por todo o país, sendo sempre uma referência de dedicação, civismo e paixão.
“O seu nome tornou-se sinónimo do que é ser vitoriano”, escreve o clube minhoto na nota oficial.
“Sigam em frente, acompanhem o Vitória sempre”
Na Gala do Centenário do Vitória SC, em 2023, José Luís Silva Xavier Fernandes foi distinguido com o Prémio de Honra, e deixou um testemunho que agora ecoa com especial simbolismo:
“Sigam em frente, acompanhem o Vitória sempre, já que eu não posso. Acompanhei durante muitos anos, em muitos sítios, no país todo”.
O Vitória SC destaca ainda que José Luís “manteve-se lúcido até ao fim da vida”, lembrando um homem de “virtudes excecionais”, “humanismo” e uma “mente brilhante”.
Veja também: 🎮 A História Louca de Como um Grupo de ‘Geeks’ Britânicos Criou o Fenómeno Grand Theft Auto 🚗💥
Eterno vitoriano
Num momento de profunda tristeza para o universo vitoriano, o clube presta homenagem a um dos maiores símbolos da sua massa associativa e deixa sentidos pêsames à família e amigos. O legado de José Luís Xavier Fernandes permanecerá para sempre na memória coletiva do Vitória SC e da cidade de Guimarães.