Diogo Ribeiro e Francisca Martins são os grandes destaques da lista de 16 atletas sub-23 e juniores anunciada esta sexta-feira para o Challenge International de Genève, que decorre entre 23 e 25 de Janeiro, em piscina longa.
A natação portuguesa inicia oficialmente o ciclo competitivo de 2026 com ambição renovada e nomes de peso na convocatória.
Diogo Ribeiro e Francisca Martins são os grandes destaques da lista de 16 atletas sub-23 e juniores anunciada esta sexta-feira para o Challenge International de Genève, que decorre entre 23 e 25 de Janeiro, em piscina longa.
A prova suíça marca a primeira competição internacional de selecções em 2026 e assume particular relevância por permitir, desde já, a obtenção de mínimos para dois objectivos centrais da temporada: o Europeu Absoluto de Paris e o Europeu Júnior de Berlim, ambos a disputar no próximo verão. Para vários atletas nacionais, será a primeira oportunidade concreta de garantir presença nessas grandes competições.
Diogo Ribeiro, de 21 anos, regressa à Selecção sub-23 depois de um Europeu memorável em Samorin, em 2025, onde conquistou duas medalhas de ouro, nos 50 metros livres e 50 mariposa, e ainda a prata nos 100 mariposa. O nadador do Benfica irá concentrar-se novamente nas três distâncias de velocidade que o colocaram entre a elite europeia do escalão, numa fase da época que serve também para aferir o ponto de forma após o período de preparação.
Também em evidência estará Francisca Martins, conhecida no meio aquático como “Foca”. A nadadora de 22 anos, vice-campeã europeia sub-23 nos 400 metros livres, vai competir em Genebra nas provas de 200, 400 e 800 livres, assumindo um papel central numa equipa que mistura experiência internacional com juventude promissora.
Além dos dois principais nomes, a convocatória sub-23 integra Ema Conceição (Algés), Mariana Cunha (Colégio Efanor), Maria Moura (Sporting), Kevins Apseniece e Rodrigo Borges (FC Porto) e Gustavo Ribeiro (Benfica). Já na selecção júnior, Portugal será representado por Carlota Costa (Algés), Rafaela Mendes (Nacional Natação), Maria Neves (SC Braga), Rodolfo Alecrim (Nacional Natação), Miguel Oliveira (Vitória de Guimarães), Santiago Parreira (Pimpões), Francisco Pereira (FC Porto) e Rui Pereira (Adrccimm).
A delegação nacional será chefiada por Paulo Franco, acompanhado pelos treinadores Samie Elias (CAR Jamor), José Machado (Algés), Rui Borges (FC Porto) e Simão Marinho (Foca), além do fisioterapeuta Daniel Moedas. Um grupo técnico alargado que reflecte a importância atribuída a este arranque de época.
Com Paris-2026 e Berlim no horizonte, Genebra surge como um primeiro teste decisivo para medir ambições, estabelecer marcas de referência e consolidar o crescimento sustentado da natação portuguesa no panorama internacional.