adeptos-logo
Internacional
01/11/25 às 10:55

Amorim após um ano no United: "Melhor decisão da minha vida"

Um ano depois de chegar ao Manchester United, Rúben Amorim reflete sobre os 12 meses de altos e baixos à frente dos red devils. 

Um ano depois de chegar ao Manchester United, Rúben Amorim reflete sobre os 12 meses de altos e baixos à frente dos red devils

Veja também: A tirada de Mourinho para Pedro Neves de Sousa que já é viral (VÍDEO)

Às vésperas do jogo com o Nottingham Forest, onde pode alcançar a quarta vitória consecutiva na Premier League, o treinador português admitiu que viveu momentos de dúvida, mas garante agora estar mais confiante do que nunca na sua equipa — e na sua escolha.

Em declarações à imprensa inglesa, Amorim reconheceu que o percurso até aqui não foi fácil.

É difícil. Às vezes, em alguns momentos... sei que vais escrever isto, mas houve momentos difíceis de lidar, perder tantos jogos... Foi muito difícil para mim, porque este clube é o Manchester United”, começou por dizer o técnico.

O treinador recordou a pressão vivida no início da sua passagem, mas confessou que o tempo lhe deu a razão e a serenidade necessárias:

Tive alguns momentos em que lutei muito e pensei que talvez não estivesse destinado a estar aqui. Hoje é o oposto. Podes escrever isto: hoje sinto, e sei, que esta foi a melhor decisão da minha vida e quero estar aqui”.

Veja também: Abel Ferreira chora em pleno relvado após feito histórico (VÍDEO)

Rúben Amorim destacou que a confiança mútua dentro do grupo é hoje muito maior do que há um ano.

Temos de pensar de forma positiva, mas também temos de estar preparados porque o futebol é assim. Confio mais nos meus jogadores e acho que eles também confiam mais em mim. Nota-se isso, porque toda a gente está a dizer ‘uau, estão unidos e acreditam no treinador’. O importante é ganhar os jogos, e isso não mudou muito”.

O técnico, que tem procurado estabilizar o United após um período conturbado, acredita que o trabalho começa finalmente a dar frutos.

Vamos prestar atenção aos detalhes e manter o rumo. Posso dizer que neste momento somos uma equipa melhor”.

Conhecido pela sua serenidade à beira do relvado, Amorim explicou a razão pela qual raramente deixa transparecer frustração.

Muitas pessoas querem ver-me chegar aqui com cara de sofrimento, mas gosto de fazer o contrário. Desde o primeiro momento disse para mim mesmo: isto não vai mudar quem eu sou. Sou assim, vivo a minha vida desta forma”.

Veja também: Presidente do Palmeiras invade conferência de Abel: "Não aguentei" (VÍDEO)

Com o habitual toque de humor, o técnico português descreveu até o seu “equilíbrio emocional” durante os jogos:

Pode dizer-se que me rio bastante, mas também se pode dizer que estou sempre [baixa a cabeça] assim no banco, e assim [a fingir exasperação]. É desta forma que vivo as emoções e acompanho a minha equipa”.

Fiel à sua filosofia, Amorim reiterou a importância de manter o sistema tático com três centrais, o mesmo que o tornou reconhecido no Sporting.

Nunca me senti tentado a alterar porque sei que em duas semanas isso pode voltar a mudar. Tenho uma ideia clara de como quero fazer as coisas. Para mim, é um 3x4x3 que vamos adaptar consoante o adversário. Preciso de tempo, como qualquer treinador”.

Veja também: Adepto que prometeu cortar o cabelo até que o United conseguisse 5 vitórias seguidas brilha em anúncio genial

Apesar do bom momento, com a equipa em ascensão na Premier League, Rúben Amorim recusa embandeirar em arco.

Agora estamos numa boa fase, mas tenho sempre aquela sensação de que algo pode mudar. É assim que vivo o futebol — com alegria, mas com os pés assentes no chão”.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues