adeptos-logo
Nacional
27/03/25

Martínez arrasado: "Quenda? Se Yamal tem o azar de nascer em Portugal..."

Tito Arantes Fontes, antigo presidente do histórico Grupo Stromp, não poupou nas palavras no seu habitual espaço de opinião no Jornal Sporting.

Tito Arantes Fontes, antigo presidente do histórico Grupo Stromp, não poupou nas palavras no seu habitual espaço de opinião no Jornal Sporting, disparando duras críticas a Roberto Martínez pela forma como o selecionador tem gerido o jovem talento Geovany Quenda, de apenas 17 anos.

Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou

Chamado à Seleção Nacional A em três ocasiões distintas (agosto, novembro e março), o extremo leonino ainda não somou qualquer minuto ao serviço da equipa principal. Essa ausência em campo começa a gerar perplexidade — e indignação — entre os adeptos e figuras ligadas ao universo sportinguista.

Mais uma vez selecionado, mais uma vez colocado em dois jogos no banco e só no banco! Sorte tem o Lamine Yamal (que tem a idade do Quenda) em jogar, com outro selecionador, a titular na seleção espanhola”, escreveu Tito Arantes Fontes.

A comparação com Lamine Yamal, que aos 17 anos é já figura de destaque em Espanha, surge como crítica direta à gestão de talento jovem em Portugal. Com ironia afiada, o jurista atira ainda:

Olha se esse Yamal tivesse tido o azar de nascer em Portugal… Bem que corria o risco de, em vez de abrilhantar o mundo do futebol, ouvir o selecionador justificar que melhor que jogar é festejar no banco com quem faz 100 internacionalizações”.

Veja também: BOMBA: Ronaldo e Messi podem vir a jogar na mesma equipa

⚽ Trincão também entra na equação

Além de Quenda, Francisco Trincão também foi alvo de análise por parte de Tito Arantes Fontes. O extremo do Sporting apontou dois golos frente à Dinamarca, sendo decisivo na passagem de Portugal às meias-finais da Liga das Nações, mas nem isso escapou à crítica sobre a gestão anterior do jogador em contexto internacional:

Sabemos bem que o atual selecionador é useiro e vezeiro em passear esterilmente o nosso Trincão por toda a Europa, aplicando-lhe sucessíveis e inúteis banhos de banco”.

No entender do antigo dirigente leonino, Trincão provou o seu valor e demonstrou “genialidade, saber e empenho”, deixando no ar a dúvida sobre se Martínez aprendeu alguma coisa com a exibição do camisola 17.

Será que o tal de Martínez conseguiu finalmente descortinar o que todos nós há muito sabemos? Duvidamos…”, concluiu.

Veja também: FC Porto vai receber mais que o Benfica no Mundial de Clubes

🔍 Debate continua

A ausência de Quenda dos minutos da Seleção A tem sido mitigada pela própria maturidade do jovem, que já afirmou que estar convocado é, por si só, motivo de orgulho. No entanto, entre os adeptos e antigos dirigentes, cresce o desconforto quanto ao aproveitamento do talento emergente — e à forma como Portugal pode estar a desperdiçar uma oportunidade de lançar uma das maiores promessas do futebol nacional.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!