adeptos-logo
Nacional
29/06/25

FC Porto trava ida de Eustáquio à Gold Cup: "Há algum pânico no clube"

Stephen Eustáquio não vai representar o Canadá na Gold Cup e a decisão tem gerado ondas. Saiba mais.

Stephen Eustáquio não vai representar o Canadá na Gold Cup e a decisão tem gerado ondas. 

Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes

Segundo Jesse Marsch, selecionador da equipa canadiana, foi o próprio FC Porto a recusar libertar o médio, justificando a posição com o contexto delicado vivido após a má prestação dos dragões no Mundial de Clubes

«O FC Porto não se apresentou da forma que esperavam, há algum pânico internamente na organização. Penso que ele queria juntar-se a nós, mas foi pressionado porque vão começar a pré-época mais cedo do que era suposto», explicou Marsch, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a Guatemala, dos quartos de final da Gold Cup, marcado para este domingo às 21h00 (hora portuguesa). 

O técnico acrescentou que o clube já tinha sinalizado, ainda antes do Mundial, que poderia impedir a presença do jogador na competição da CONCACAF. 

Veja também: João Neves bisa no atropelo do PSG ao Inter Miami de Messi (VÍDEO)

Um final de época desgastante 

Eustáquio foi um dos rostos da campanha portista no Mundial de Clubes, que terminou de forma precoce para os azuis e brancos. A equipa falhou a qualificação para os oitavos de final, e segundo a imprensa nacional, essa eliminação precoce terá levado à reorganização da pré-temporada, que agora arranca mais cedo do que inicialmente previsto. 

O próprio jogador tinha admitido que ia avaliar a sua “condição física e mental” antes de tomar uma decisão definitiva quanto à sua presença na Gold Cup. Mas, ao que tudo indica, a decisão acabou por ser ditada pelo clube. 

Pressão e prioridade ao clube 

As palavras de Jesse Marsch revelam algum desagrado com a forma como o dossiê foi conduzido, e deixam no ar a ideia de que o médio estaria disponível para integrar os trabalhos da seleção, não fosse a pressão interna do FC Porto. Com a época 2024/25 à porta, e num momento de transição delicada para o clube — sem títulos e com mudanças previstas na estrutura —, o foco está claramente no arranque da nova temporada. 

Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu

Para o Canadá, é uma ausência de peso numa fase importante da Gold Cup. Para o FC Porto, é uma tentativa de reagir rapidamente ao desaire internacional e preparar um novo ciclo com todos os recursos à disposição. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues