O Sporting oficializou a contratação de Alisson Santos, extremo brasileiro de 22 anos, que se torna o primeiro reforço confirmado para a temporada 2025/26. O jogador assinou contrato até junho de 2030 e já se encontra a treinar na Academia Cristiano Ronaldo, integrado na equipa B, onde permanecerá até ao final da época.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
A transferência foi concretizada por cerca de 1,5 milhões de euros, com os leões a assegurarem 90% do passe do jogador, ficando o Vitória da Bahia, clube de origem, com 10% de uma futura venda.
O negócio marca o desfecho de um processo que esteve perto de se concretizar no mercado de inverno, mas que acabou por cair. Na altura, Alisson representava o U. Leiria por empréstimo do Vitória da Bahia, e os leões negociavam com o clube da II Liga, que tinha cláusula de compra fixada em 750 mil euros. O plano passava por uma posterior aquisição por parte do Sporting, num total próximo dos dois milhões de euros, com o U. Leiria a ficar com uma percentagem futura.
Contudo, as conversas foram suspensas, e o Sporting acabou por avançar para a contratação de Biel, ao Bahia, por seis milhões de euros. Ainda assim, Alisson manteve-se referenciado, e os leões acabaram por retomar o interesse, desta vez em negociação direta com o Vitória da Bahia, conseguindo o jogador por um valor inferior e em moldes mais vantajosos.
Veja também: Portugal pode perder Cristianinho para outras quatro seleções
Alisson chega ao Sporting com um percurso de evolução constante. Em 2023, esteve por empréstimo no Náutico, em 2024 no Figueirense, e desde o verão passado ao serviço do U. Leiria, onde se destacou:
• 18 jogos (16 na Liga 2, 2 na Taça de Portugal)
• 6 golos marcados
• 1089 minutos em campo
O extremo junta-se agora ao projeto leonino com contrato até 2030 e com transição para a equipa principal prevista já para o início da próxima época, sob comando de Rui Borges.
Veja também: Valor de mercado de Félix baixa para o nível dos tempos de Benfica