Cristiano Ronaldo sempre disse que Alex Ferguson foi como um segundo pai ao longo da sua passagem pelo Manchester United.
Veja também: Penálti contra o Benfica bem revertido? Expulsão perdoada a Kokçu?
O mítico técnico escocês acolheu-o com apenas 18 anos e moldou até se tornar no melhor jogador do mundo.
No entanto, esse caminho foi feito de muitas duras pelo caminho e Rio Ferdinand recordou o dia que Ferguson deixou Ronaldo em lágrimas após um jogo da Liga dos Campeões contra o Benfica, a 7 de dezembro de 2005.
"Tínhamos ido a Portugal [Benfica venceu os red devils por 2-1 em jogo da Liga dos Campeões] e o Cristiano não tinha jogado bem. Era jovem, esforçava-se demais. Jogámos contra o Benfica e o treinador criticou-o: 'Quem é que tu pensas que és? Vens para aqui tentar provar a toda a gente quem pensas que és, pensas que és uma superestrela', disse. Lembro-me do Cristiano a chorar no balneário. E pensei: 'Este treinador não quer saber, pá. Ele não quer saber quem tu és'. Mas depois olha para o jogador em que ele se tornou. Ele precisava de momentos como aquele. E o treinador sabia que podia ser brando e simpático com ele, mas também tinha de ser duro para o levar até onde ele chegou - o melhor jogador do mundo quando saiu", contou o antigo central.
Veja também: V. Guimarães não facilita e pede mais milhões por Rui Borges
Rio Ferdinand também deu conta do poder de persuasão de Alex Ferguson, aquando da chegada de José Mourinho ao Chelsea em 2004.
"Quando Mourinho chegou ao Chelsea em 2004, havia rumores que eu e outros jogadores podíamos estar de saída do United. Mas ele [Ferguson] dizia 'ouçam, vamos construir esta equipa e tu vais ser uma das peças mais importantes. Fica comigo'. E, provavelmente, ele era o único treinador no mundo naquela altura a poder dizer aquilo. Ele dizia 'confiem apenas em mim. Não me costumo enganar muito no que toca ao futebol. Fiquem comigo e vamos fazer bem as coisas'. Para mim era claro: 'estou aqui, atrás de ti, acredito em ti", recordou.
Veja também: Manuel Moura dos Santos revoltado: "Tudo feito para o Benfica ser líder" (VÍDEO)