Kerem Akturkoglu está a ‘esticar a corda’ para deixar o Benfica. Segundo avança esta sexta-feira a imprensa turca, o internacional de 26 anos já terá comunicado à direção liderada por Rui Costa que não pretende voltar a jogar com a camisola das águias. O seu destino? Um reencontro com o futebol turco, agora sob as ordens de José Mourinho, no Fenerbahçe.
Veja também: Quem está mais forte? Benfica, FC Porto ou Sporting? Jesus responde
Neste momento a recuperar de uma lesão no tornozelo direito, que o afastou da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Nice (vitória por 0-2 no Allianz Riviera), o jogador turco parece decidido a não voltar a alinhar pelo clube da Luz, apenas um ano depois de ter chegado do Galatasaray a troco de 12 milhões de euros.
A primeira temporada de Akturkoglu ao serviço do Benfica foi sólida: 53 jogos, 16 golos e 11 assistências. No entanto, tudo indica que a sua passagem por Lisboa poderá ter sido breve — e polémica.
Benfica tenta travar transferência para rival europeu
De acordo com o jornal Sabah, a direção do Benfica está a tentar travar — ou, pelo menos, adiar — as negociações com o Fenerbahçe, para evitar reforçar um potencial adversário direto na corrida à fase de liga da Liga dos Campeões.
Veja também: Reencontro entre Conceição e Villas-Boas no velório de Jorge Costa dá que falar
As águias têm praticamente garantida a presença nos playoffs da prova, onde poderão defrontar o vencedor do duelo entre o Feyenoord e… precisamente o Fenerbahçe. Depois do jogo da primeira mão, os neerlandeses partem em vantagem (2-1), mas nada está decidido.
Proposta milionária em cima da mesa
Apesar do cenário delicado, o Fenerbahçe pretende fechar o negócio rapidamente e já apresentou uma proposta concreta ao Benfica. Segundo revela o jornal Sozcu, a oferta ronda os 22 milhões de euros, com a possibilidade de subir até aos 25 milhões, mediante objectivos desportivos.
Se o negócio se concretizar nestes valores, o Benfica poderá duplicar o investimento feito há um ano e ver aumentar a sua receita total neste mercado de transferências para valores próximos dos 100 milhões de euros.
Até ao momento, já deixaram a Luz nomes como Orkun Kokçu e David Jurásek (ambos para o Besiktas), Arthur Cabral (Botafogo), Casper Tengstedt (Feyenoord), Álvaro Carreras (Real Madrid), Ángel Di María (Rosario Central), Martim Neto (Elche), Soualiho Meïté (PAOK) e Adrian Bajrami (Luzern).
Veja também: O recado de Ronaldo ao Benfica após transferência falhada de Félix (VÍDEO)
Adeptos do Galatasaray indignados
A possível transferência de Akturkoglu para o Fenerbahçe não está a cair bem junto dos adeptos… do Galatasaray. O extremo é idolatrado pelos Cim Bom, e o simples facto de poder reforçar o eterno rival provocou uma onda de indignação nas redes sociais.
Nas últimas horas, têm circulado imagens de camisolas do Benfica com o nome de Akturkoglu a serem queimadas por adeptos furiosos, que não perdoam ao jogador aquilo que consideram ser uma “traição” ao clube de Istambul.
O dossiê está em cima da mesa e poderá conhecer desfecho nos próximos dias. O desejo do jogador, o interesse do Fenerbahçe e o timing do mercado colocam pressão sobre a direcção encarnada. O desfecho? Está por decidir, mas uma coisa parece certa: Akturkoglu não quer mais jogar de águia ao peito.
Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave