A coordenadora do atletismo do Benfica, Ana Oliveira, lançou duras críticas aos bastidores dos Campeonatos Nacionais de pista coberta, que decorreram em Leiria, no passado fim de semana.
Veja também: Collina defende fim das recargas nos penáltis e explica o motivo
Em entrevista à BTV, a dirigente encarnada denunciou alegadas irregularidades que, segundo ela, favorecem sistematicamente o Sporting, e justificou a ausência do clube no pódio da cerimónia masculina de entrega do troféu.
🗣️ “O Benfica tem de tomar uma posição”
Ana Oliveira começou por fazer um balanço positivo da participação das águias, que conquistaram o 13.º título masculino em 15 anos, mas garantiu que não consegue saborear plenamente as vitórias devido às polémicas que envolvem as competições.
💬 “Às vezes nem consigo saborear bem estas vitórias, que são muitas e contínuas do Benfica, porque há sempre uma história triste”.
💬 “Vou usar uma palavra muito forte: temos de abater o gigante polvo verde que ainda existe no atletismo nacional”.
Veja também: As sopas que todos os craques deveriam experimentar
💬 “E por incrível que pareça, até a taça que iríamos receber seria verde”.
⚖️ “Criaram um júri à pressa para favorecer o Sporting”
A coordenadora do atletismo das águias denunciou um caso de alegada irregularidade na prova dos 400 metros, em que o Sporting terá sido beneficiado com uma substituição ilegal.
📌 O que aconteceu?
👉 João Coelho, do Sporting, foi substituído por Omar Elkhatib depois de já estar na fase de aquecimento, algo que, segundo Ana Oliveira, é ilegal.
👉 O delegado técnico, Jorge Salcedo, desclassificou o atleta do Sporting.
👉 Mas um “júri de apelo” criado à pressa reverteu a decisão, permitindo a participação do novo atleta.
💬 “Criou-se um júri à pressa, sem ter sido anunciado antes da competição. Como é possível?”
Veja também: O apalpão que está a indignar o futebol feminino em Espanha (Vídeo)
💬 “Há uma entidade máxima que regula esta competição e que fez cumprir o regulamento ao desclassificar o atleta. Mas depois surge um júri improvisado que volta a qualificá-lo”.
💬 “Isto é gravíssimo para a credibilidade da federação e do próprio juiz Jorge Salcedo, mundialmente reconhecido”.
🚨 Benfica boicotou o pódio para passar uma mensagem
📢 Em protesto contra esta decisão, o Benfica recusou subir ao pódio para receber o troféu masculino, algo que Ana Oliveira diz ter sido uma decisão difícil, mas necessária.
🗣️ “Custou-nos muito não ir ao pódio. Muitos dos jovens que estavam lá era a primeira vez que iam celebrar um título com a camisola do Benfica”.
🗣️ “Mas quisemos passar uma mensagem: nem tudo está bem nesta modalidade”.
Veja também: Benfica ganha dois 'reforços' para o jogo com o AS Monaco
📍 “O problema está em Leiria”
A coordenadora do Benfica não poupou críticas à arbitragem e afirmou que estas situações acontecem sempre na mesma região.
💬 “Isto não acontece em todo o país. Acontece especificamente numa zona central, no distrito de Leiria, onde muitas influências estão controladas e assumidas”.
💬 “Infelizmente, não há pista coberta em Lisboa e é sempre em Leiria que vamos competir, por isso este drama é contínuo”.
💬 “Espero que esta nossa atitude seja uma mensagem, não para prejudicar ninguém, mas para salvaguardar o nosso trabalho”.
⚠️ E agora? Benfica quer regulamentos mais transparentes
Ana Oliveira reforçou que o Benfica não quer ser beneficiado, mas exige que os regulamentos sejam cumpridos de forma igual para todos.
🗣️ “Não queremos que os regulamentos mudem, apenas que sejam transparentes e claros”.