Ousmane Dembélé foi coroado esta segunda-feira com a Bola de Ouro 2025, mas podia ter tido uma passagem pelo Benfica antes de atingir o topo do futebol mundial.
Ousmane Dembélé foi coroado esta segunda-feira com a Bola de Ouro 2025, mas podia ter tido uma passagem pelo Benfica.
Ousmane Dembélé foi coroado esta segunda-feira com a Bola de Ouro 2025, mas podia ter tido uma passagem pelo Benfica antes de atingir o topo do futebol mundial.
Veja também: Azia? Reação do pai de Yamal à Bola de Ouro de Dembelé já é viral
Em 2015, o avançado francês, então em litígio com o Rennes, foi oferecido às águias pelo empresário Vlado Lemic, mas a operação acabou por não avançar.
Na altura, o parecer técnico dentro do Benfica foi consensual: Dembélé tinha “um potencial tremendo”, mas a sua integração imediata na equipa principal parecia improvável. Além disso, o negócio implicava um investimento significativo entre salários e prémios de assinatura, incluindo valores a pagar a familiares, algo considerado arriscado para um jovem de apenas 18 anos.
Outro obstáculo foi a concorrência de clubes como Salzburgo, Manchester City e Borussia Dortmund, o que dificultava ainda mais a tarefa encarnada. Dembélé acabou por chegar a acordo com o Rennes e assinou o seu primeiro contrato profissional em outubro de 2015.
Veja também: Villas-Boas revela mensagem a Mourinho após ida para o Benfica
O processo esteve longe de ser pacífico, como revelou Mickael Silvestre, então diretor de recrutamento do Rennes. “Houve uma verdadeira guerra fria entre os representantes de Dembélé e o clube. A situação estava completamente bloqueada. Tivemos de ser diplomáticos, demorou muito tempo”, contou à SFR.
O ex-internacional francês acrescentou ainda que o jogador chegou a abandonar temporariamente o clube.
“O Ousmane chegou a deixar o clube, boicotou treinos e um estágio na Alemanha. Foi complicado, mas conseguimos que ele mudasse de ideias e assinasse”, relatou.
Veja também: Francisco Conceição estreia-se a marcar em 2025/26 com um golaço
Silvestre recorda mesmo que o agora vencedor da Bola de Ouro ponderou desistir do futebol: “No final do mercado de transferências chegou a enviar-me uma mensagem a dizer que estava desagradado com a situação, queria deixar o futebol e ir para o Senegal com a avó. Até me enviou uma fotografia do cartão de embarque”.
Uma década depois, o jovem que podia ter passado pela Luz tornou-se no sexto francês a conquistar a Bola de Ouro, após uma época brilhante ao serviço do Paris Saint-Germain.
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!