adeptos-logo
Internacional
26/07/25

Liverpool imortaliza Diogo Jota com homenagens nunca vistas

A morte trágica de Diogo Jota, a 3 de Julho, num acidente de viação que também vitimou o irmão André Silva, continua a deixar marcas profundas em Liverpool — cidade, clube e adeptos.

A morte trágica de Diogo Jota, a 3 de Julho, num acidente de viação que também vitimou o irmão André Silva, continua a deixar marcas profundas em Liverpool — cidade, clube e adeptos. Este sábado, os reds anunciaram um conjunto de homenagens inéditas e emocionantes que vão eternizar o internacional português na história do clube. 

Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)

A mais mediática já era conhecida: a camisola 20 foi retirada. Nenhum jogador do Liverpool — seja no futebol masculino, feminino ou nos escalões de formação — voltará a usar o número que foi de Diogo Jota. Mas as homenagens não ficam por aqui. 

Um legado eterno em Anfield 

Num comunicado oficial, o Liverpool revelou uma série de medidas que visam preservar a memória do avançado português: 

  • Criação de um programa de futebol de formação com o nome de Diogo Jota, integrado na Fundação LFC. 
  • Escudo comemorativo “Diogo J. 20” nas camisolas dos jogadores durante a digressão asiática. 
  • Emblema especial “Forever 20” nas camisolas e casacos de jogo durante toda a temporada 2025/26, a partir do lançamento oficial do novo equipamento a 1 de Agosto. 
  • Mosaico e minuto de silêncio em Anfield no primeiro jogo em casa da Premier League, frente ao Bournemouth, a 15 de Agosto. 
  • Utilização das flores do memorial para canteiros em todas as instalações do clube, e reciclagem de outros artefactos para criar uma escultura memorial permanente em Anfield

Veja também: Atenção Benfica: Sauditas entram na corrida por João Félix

Adeptos também vão poder prestar homenagem  

O clube disponibiliza, nas suas lojas físicas e online, a possibilidade de os adeptos estamparem o nome “Diogo J. 20” nas camisolas do Liverpool. Todos os lucros desta iniciativa reverterão para a Fundação LFC, reforçando o impacto social e simbólico da memória do avançado. 

Anfield continuará ainda a acolher, temporariamente, um espaço onde os adeptos poderão prestar tributo ao jogador. Desde a manhã fatídica do dia 3 de Julho, milhares de pessoas passaram pelo estádio para deixar mensagens, flores, cachecóis e objetos pessoais em memória de Jota. 

Uma perda que abalou o futebol mundial 

A morte de Diogo Jota, aos 27 anos, apanhou o mundo do futebol de surpresa. O jogador vivia um dos melhores momentos da sua carreira, com papel relevante no Liverpool e apontado como peça-chave na preparação da nova época com Arne Slot. Era também presença habitual nas convocatórias da Seleção Nacional e apontado para o Euro 2028. 

Veja também: Benfica ganha aliado de peso para desbloquear regresso de Félix

A forma como o Liverpool tem lidado com esta tragédia tem sido amplamente elogiada: com respeito, dignidade e grandeza. Diogo Jota ficará para sempre ligado à história do clube, não apenas pelo que fez em campo, mas pelo que representou fora dele

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues