adeptos-logo
Internacional
28/03/25

As polémicas palavras que provocaram a expulsão de Abel Ferreira

A final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians (0-0) ficou marcada não apenas pela consagração do Timão como campeão estadual.

A final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians (0-0) ficou marcada não apenas pela consagração do Timão como campeão estadual, mas também por um momento de elevada tensão protagonizado por Abel Ferreira. O treinador português do Palmeiras foi expulso aos 73 minutos da partida, após protestos inflamados dirigidos ao árbitro Matheus Delgado Candançan.

Veja também: Arrepiante: A agonia que Maradona enfrentou 12 horas antes de morrer

De acordo com o relatório da equipa de arbitragem, divulgado pela ESPN Brasil, Abel terá gritado frases como:

«Vocês têm de ver direito, é tudo contra nós»
«Isto é absurdo, estais a roubar»

Essas palavras levaram à exibição do cartão vermelho direto. O técnico luso ainda hesitou em abandonar o relvado, mantendo-se por instantes em protesto, antes de sair definitivamente.

Este episódio aconteceu pouco depois de ser assinalada uma grande penalidade a favor do Palmeiras, falhada por Raphael Veiga, num lance que motivou igualmente o pedido de expulsão de Félix Torres por acumulação de cartões — algo que viria a acontecer minutos mais tarde (76’), mas por nova falta sobre Vitor Roque.

Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou

Final marcada por tensão e expulsões

O ambiente aqueceu ainda mais nos minutos finais, com várias expulsões:
• José Martínez (Corinthians) viu o vermelho aos 90+6’
• Marcelo Lomba (Palmeiras), guarda-redes suplente, foi também expulso a partir do banco
• Félix Torres já tinha sido mandado para os balneários anteriormente

O Corinthians conquistou assim o Paulistão pela 31.ª vez, segurando a vantagem de 1-0 obtida na primeira mão. Para o Palmeiras, falha o sonho do tetracampeonato consecutivo e Abel Ferreira vê escapar a possibilidade de se tornar o treinador mais titulado da história do clube — mantém-se empatado com Oswaldo Brandão, ambos com 10 troféus.

Veja também: "O velho já morreu, acabou a mama" - Eis os castigos do FC Porto B-Leixões

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!