adeptos-logo
Modalidades
05/07/25

Verstappen Saca Pole em Silverstone com Volta de Mestre e Deixa Piastri e Norris a Verem Pó

Max Verstappen voltou a fazer das suas e, num dos traçados mais emblemáticos da Fórmula 1. Saiba mais.

Max Verstappen voltou a fazer das suas e, num dos traçados mais emblemáticos da Fórmula 1, conquistou este sábado a pole position para o Grande Prémio da Grã-Bretanha com uma volta absolutamente fulminante. O piloto da Red Bull, de 27 anos, arrancou um tempo de 1:24.892 na parte final da qualificação e garantiu a sua quarta pole da temporada, mesmo quando parecia que a concorrência britânica ia dar música aos fãs da casa. 

Num final de sessão impróprio para cardíacos, Verstappen deixou para segundo plano o prodígio da McLaren, Oscar Piastri, que garantiu o segundo lugar na grelha, e também o herói local Lando Norris, que partirá do terceiro posto. O circuito de Silverstone esteve em delírio com a luta acesa entre britânicos e o intruso holandês — que, no entanto, já parece ser dono e senhor de praticamente todas as pistas do calendário. 

Britânicos em forma, mas Verstappen é outro campeonato 

George Russell, igualmente em casa, esteve perto de alcançar os primeiros lugares, mas ficou-se pelo quarto lugar, a escassos 0.137 segundos de Verstappen. Seguiram-se Lewis Hamilton, a 0.203s, e Charles Leclerc, da Ferrari, a 0.229s. A diferença entre os cinco primeiros foi mínima, o que promete uma corrida de domingo disputada ao milímetro — pelo menos enquanto Verstappen o permitir. 

A grelha de Silverstone, no entanto, não se ficou pelos protagonistas do costume. Fernando Alonso, apesar de um desempenho apenas razoável, terminou a qualificação em 9.º lugar, mas beneficiará das penalizações aplicadas a Ollie Bearman e Kimi Antonelli, o que o colocará na 7.ª posição da grelha de partida. Um alívio para o espanhol, cuja Aston Martin tem andado longe do brilho do ano passado. 

Já Yuki Tsunoda voltou a ser o elo mais fraco. O piloto japonês da RB não conseguiu ultrapassar a Q2 e qualificou-se apenas em 12.º lugar. A sua falta de consistência tem sido cada vez mais evidente e coloca alguma pressão sobre o seu lugar na grelha para 2026. 

Uma corrida que promete… se Verstappen deixar 

A questão que todos fazem é a mesma: alguém conseguirá travar Verstappen em Silverstone? O holandês já demonstrou em várias ocasiões que é especialmente perigoso quando parte da frente. E com a Red Bull a dar sinais de ter voltado à sua melhor forma, a tarefa dos McLaren e da Mercedes não será nada fácil. 

Ainda assim, a proximidade dos tempos deixa esperança para um domingo de emoções fortes, sobretudo entre os pilotos da frente, onde Norris, Piastri e Russell terão certamente ambições legítimas de incomodar o domínio de Max. A cereja no topo do bolo seria uma repetição da batalha épica de 2023 entre Verstappen e Norris — mas, desta vez, com final diferente? 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues