adeptos-logo
Nacional
22/12/24

Vítor Bruno destaca exibição do FC Porto e elogia Mora

O FC Porto venceu o Moreirense por 3-0, em Moreira de Cónegos, numa partida onde assumiu provisoriamente a liderança da I Liga.

O FC Porto venceu o Moreirense por 3-0, em Moreira de Cónegos, numa partida onde assumiu provisoriamente a liderança da I Liga. Após o jogo, Vítor Bruno, técnico interino dos dragões, destacou a boa exibição da equipa, o espírito competitivo dos jogadores e não poupou elogios ao jovem Rodrigo Mora, que marcou na sua estreia como titular.

Veja também: César Peixoto fala em expulsão perdoada ao FC Porto

Uma vitória sólida

Vítor Bruno começou por analisar a partida, apontando melhorias feitas na segunda metade:
No geral, foi um jogo bem conseguido da equipa. Na 1.ª parte, os posicionamentos estavam lá, mas faltou-nos identificar as vantagens, não conseguíamos alimentar os alvos que tínhamos definido. Fizemos o golo, criámos mais uma ou outra aproximação com perigo, e na 2.ª parte continuámos à procura do golo

Apesar do equilíbrio até ao 2-0, o técnico elogiou o controlo absoluto da equipa:
Jogo dividido até ao 2-0, mas depois controlámos com bola e sem bola. Não me recordo de ocasiões claras do Moreirense. Este é um campo muito difícil, e os números provam isso. Estou muito contente pelos jogadores, que mostraram muita fome, principalmente sem bola, onde foram muito agressivos”.

Rodrigo Mora em destaque

Sobre o jovem Rodrigo Mora, que se estreou como titular e marcou um golo, Vítor Bruno não escondeu a admiração:
“Vale três pontos. A maior vitória de um treinador é sentir o crescimento dos jogadores e perceber que começam a corresponder à alta exigência, algo que muitas vezes falta nas etapas formativas. Ele tem argumentos para desenvolver um tipo de futebol que muita gente elogia e que eu adoro”.

O técnico, no entanto, alertou para os desafios do nível sénior:
Aqui, tudo é mais rápido, e as decisões têm de ser tomadas sob pressão. É bom ver que está preparado, mas agora é preciso continuar a crescer.”

Pressão alta e abordagem ao jogo

Questionado sobre a abordagem do FC Porto, marcada pela pressão alta, Vítor Bruno considerou os riscos calculados:
Foram riscos bem calculados. Não fugimos muito ao nosso padrão com bola. Na bola parada, por exemplo, é recente termos jogadores na cabeça da área para travar saídas do adversário. A equipa foi audaz e ambiciosa, e vinha magoada pelo resultado anterior aqui. Foi importante conquistar mais três pontos.”

 

Liderança provisória sem euforia

Sobre a liderança provisória, o técnico desvalorizou:
“Nesta fase, interessa-nos pouco. Não há campeões de ano civil nem de inverno, só no final da época. O que queremos é levar uma taça real para o museu. Se terminamos o ano em 1.º, 2.º ou 3.º, importa pouco. Neste momento estamos na frente, mas os adversários ainda não jogaram.”

Conclusão

Com a vitória sobre o Moreirense, o FC Porto recuperou moral e mostrou consistência, ao mesmo tempo que Rodrigo Mora se destacou como uma das promessas para o futuro do clube. O próximo desafio será continuar a consolidar a posição na luta pelo título.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!