Rúben Amorim não está a deixar nada ao acaso na sua primeira pré-temporada ao leme do Manchester United.
Veja também: A reação de Cristiano Ronaldo à morte de Jorge Costa
Determinado a impor uma cultura de exigência e compromisso total, o técnico português está a recorrer a tecnologia de ponta para garantir que ninguém “levanta o pé” nos treinos… e já deixou um aviso claro ao plantel: quem for preguiçoso, vai ser exposto — e com provas visuais.
Durante uma conferência de imprensa recente, Amorim foi direto:
“Se não treinares da maneira certa, tenho imagens para te mostrar. E vou mostrar-te em frente a toda a gente. Por isso, estou sempre por cima. Espero não precisar de fazer nada, porque vão pressionar-se uns aos outros, mas, se treinarem mal uma vez, vou mostrar a imagem no momento”.
GPS de última geração ao serviço da disciplina
Segundo o The Telegraph, a ferramenta que está a mudar o paradigma nos treinos dos red devils chama-se STATSports Apex 2.0 GPS, um dispositivo inovador capaz de recolher e transmitir, em tempo real, cerca de cinco milhões de dados diferentes por jogador.
Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave
A tecnologia permite acompanhar o esforço físico de cada atleta ao segundo, identificar padrões de risco para lesões musculares e — claro — perceber exatamente quem é que está a dar tudo e quem está a ficar aquém.
Paul McKernan, diretor da empresa fornecedora do equipamento, explica:
“Podes tomar decisões quanto aos jogadores com base em dados que vês diante dos teus olhos. Em tempo real, podes olhar para a carga de stress dinâmica e antecipar lesões. O principal para qualquer organização desportiva é ter todos os jogadores disponíveis, e nós ajudamos nisso”.
O sistema já foi testado com sucesso durante a digressão de pré-temporada nos EUA, onde o Manchester United encerrou com um empate a duas bolas frente ao Everton. Após esse jogo, Bruno Fernandes — braço direito de Amorim dentro de campo — criticou publicamente a atitude de alguns colegas:
“Fomos preguiçosos a recuperar a bola”.
Veja também: As últimas palavras de Jorge Costa antes da sua morte inesperada
Estreia oficial contra o Arsenal
A estreia oficial de Rúben Amorim na Premier League como treinador dos red devils está marcada para o próximo domingo, 17 de Agosto, às 16h30, frente ao Arsenal, em Old Trafford. Um jogo grande para abrir a temporada e, também, o primeiro teste a sério à nova mentalidade imposta pelo técnico português.
Uma coisa é certa: no novo Manchester United, ninguém está a salvo da análise… nem mesmo em tempo real.