O Manchester United está longe de apresentar o nível exigido a um colosso europeu — e Ruben Amorim não escondeu que há muito trabalho pela frente.
Veja também: Os possíveis adversários do Benfica na 3ª pré-eliminatória da Champions
Após o empate a zero frente ao recém-promovido Leeds United, num particular de pré-época realizado em Estocolmo, o treinador português analisou o momento da equipa... e deixou recados claros.
“Temos falta de velocidade, especialmente no meio-campo, e isso sente-se”, confessou Amorim, em declarações à MUTV, o canal oficial do clube de Old Trafford.
“É difícil levar a bola para a frente. Mas criámos oportunidades. Temos muito a fazer”, acrescentou, mantendo uma postura pragmática.
A época negra de 2024/25
Recorde-se que o Manchester United vem de uma das piores épocas da sua história recente. Terminou a Premier League no 15.º lugar — o pior registo de sempre — e falhou o acesso à Liga dos Campeões, depois de perder a final da Liga Europa frente ao Tottenham (1-0).
Veja também: Pai de Gyökeres desespera e chora por causa do Sporting
A pré-época surge assim como uma oportunidade para redefinir processos e corrigir fragilidades, mas o primeiro teste frente ao Leeds deixou sinais mistos. Apesar da titularidade do reforço Matheus Cunha, a equipa revelou dificuldades em impor ritmo e consistência ofensiva.
“Sofremos um pouco quando tentámos pressionar alto. Eles chutam a bola, ganham a segunda bola e são perigosos nesse momento”, explicou Amorim, visivelmente insatisfeito com a resposta da sua equipa no momento da perda de bola e na transição defensiva.
O que falta ao United?
A análise de Ruben Amorim centrou-se sobretudo na lentidão no meio-campo, um sector que não tem conseguido dar fluidez e velocidade à circulação de bola. Essa limitação está a condicionar o jogo ofensivo da equipa, tornando-a previsível e pouco incisiva.
Veja também: FC Porto aplica goleada no primeiro jogo da era Farioli
“Como grupo, temos muito a melhorar — a velocidade do jogo, todos os pormenores — por isso, sim, vamos melhorar”, garantiu o técnico luso, demonstrando confiança na evolução da equipa ao longo das próximas semanas.
Próximo teste: West Ham nos EUA
O próximo desafio do Manchester United está marcado para o dia 26 de julho, frente ao West Ham, no MetLife Stadium, em Nova Jérsia. Espera-se que até lá Ruben Amorim consiga corrigir algumas das lacunas mais evidentes neste início de pré-temporada.
Veja também: Jorge Jesus dispensa Otávio do Al Nassr que está de saída