Nico González, médio do FC Porto, está a protagonizar a melhor temporada da carreira, com cinco golos e quatro assistências em 24 jogos.
Veja também: Rui Borges no Sporting pode ser mais caro do que se pensava
O jovem espanhol, de apenas 22 anos, recebeu elogios de Franc Artiga, ex-treinador das camadas jovens do Barcelona, onde Nico começou a sua formação.
Em entrevista ao jornal O Jogo, Artiga analisou o crescimento do jogador e destacou a sua evolução como “um progresso natural” para alguém com o seu potencial.
“Atingiu um novo nível”
Artiga elogiou a capacidade de Nico para se adaptar a um contexto diferente daquele em que foi formado:
“Nunca é fácil a quem cresce dentro desse ADN, com uma maneira de jogar tão instituída, deixar a zona de conforto por outra Liga. Mas Nico está a chegar ao nível que todos vimos em La Masia, sendo cada vez mais importante, estando mais maduro nos jogos que faz”.
Veja também: João Félix pode estar de saída do Chelsea seis meses depois
Apesar da juventude, o antigo treinador reconhece a maturidade do médio:
“Até parece que leva anos a jogar, mas ainda é um jovem. Apenas tem qualidade e leitura de jogo de sobra, sendo altamente competitivo”.
“Sentiu a pressão, mas superou-a”
Artiga sublinhou ainda que Nico enfrentou desafios adicionais por ser filho de Fran, uma referência no futebol espanhol:
“Ele sentiu essa pressão e lutou para realizar os seus sonhos”.
O treinador acredita que o médio tem um futuro brilhante pela frente:
“Espero que tenha uma trajetória cumpridora, que passe pela seleção espanhola, porque é um dos seus objetivos. Ele fez isso, competiu cada dia melhor. Vai ser um jogador importante na história do FC Porto e no futebol europeu”.