Nuno Borges estreou-se esta segunda-feira a vencer em Wimbledon, ao derrotar o argentino Francisco Cerúndolo na primeira ronda do mítico torneio disputado no All England Club, em Londres. Foi a primeira vitória de sempre do maiato na relva sagrada de Wimbledon e a confirmação do seu estatuto como número um do ténis português.
Veja também: Sporting anuncia primeiro reforço para a nova época - OFICIAL
Apesar de um arranque hesitante, Borges, atualmente no 37.º lugar do ranking ATP, conseguiu dar a volta ao encontro e impôs-se em quatro sets, com os parciais de 4-6, 6-3, 7-6(5) e 6-0. Um triunfo carregado de significado, já que além de nunca ter vencido neste torneio, enfrentava um adversário que o tinha derrotado em 2023.
No primeiro set, Cerúndolo – atualmente top 20 mundial – entrou melhor e quebrou o serviço do português logo de início. Mas Borges respondeu com solidez e determinação. No segundo set, quebrou por duas vezes o serviço do argentino, igualando o encontro.
O terceiro parcial foi o mais equilibrado, com quebras de serviço de parte a parte, mas acabou decidido num tie-break de grande intensidade, onde Borges revelou maior sangue-frio e converteu o terceiro set point. A partir daí, o tenista português embalou com confiança para um quarto set irrepreensível, vencido por 6-0.
Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes
Com este resultado, Nuno Borges assina não só o seu primeiro triunfo em Wimbledon, mas também o quarto da temporada frente a jogadores do top 20 mundial – e o sétimo da carreira nessas condições. Em dois horas e 28 minutos de jogo, registou 24 ‘winners’ e beneficiou dos 54 erros não forçados do adversário.
Na segunda ronda, Borges irá defrontar o vencedor do duelo entre o britânico Billy Harris, que entrou em Wimbledon através de um wild card, e outro adversário ainda por definir. Para o tenista de 28 anos, natural da Maia, o sonho em Londres continua vivo.