adeptos-logo
Internacional
22/08/25

Atenção Ronaldo e companhia: Al Nassr colocado à venda

O Fundo de Investimento Público (PIF), que detém a maioria das ações dos quatro principais clubes do país, decidiu colocar à venda as suas participações.

O futebol saudita pode estar prestes a viver uma nova revolução. O Fundo de Investimento Público (PIF), que detém a maioria das ações dos quatro principais clubes do país, decidiu colocar à venda as suas participações, incluindo a do Al Nassr, onde atua Cristiano Ronaldo.

Veja também: Fábio Paim revela quanto ganha com os filmes para adultos

De acordo com a imprensa internacional, o PIF é proprietário de cerca de 75 % do Al Nassr, Al Hilal, Al Ahli e Al Ittihad, sendo que os restantes 25 % pertencem ao Ministério do Desporto. Também esta entidade governamental já se mostrou disponível para alienar a sua fatia, abrindo caminho para uma mudança profunda no panorama do futebol árabe.

A medida surge após uma fase de forte investimento no desporto, integrada no programa Vision 2030, que levou à chegada de várias estrelas internacionais à Saudi Pro League. Agora, a prioridade passa por uma contenção de gastos e reorientação estratégica, reduzindo a dependência do financiamento estatal.

Veja também: Foi grande aposta de Villas-Boas e agora deixa FC Porto, um ano depois

Um dos clubes já tem um nome em cima da mesa para possível aquisição: o Al Hilal poderá ser comprado pelo príncipe Al Waleed bin Talal, uma das figuras mais excêntricas da Arábia Saudita, conhecido por possuir um jato privado banhado a ouro.

O futuro de Cristiano Ronaldo no Al Nassr pode, assim, ficar condicionado pelo rumo que o processo de venda venha a tomar. Certo é que esta decisão do PIF marca um ponto de viragem na gestão do futebol saudita, que até agora apostava de forma agressiva na contratação de grandes estrelas mundiais.

Veja também: Sousa Tavares deixa o Record após grave polémica sobre falecida ex-mulher

André Miguel Rodrigues