O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol condenou, esta quinta-feira, o Sporting ao encerramento do setor A17, localizado na bancada norte do Estádio José Alvalade, por um jogo. A sanção surge na sequência dos incidentes registados durante o clássico com o FC Porto, disputado a 30 de agosto, referente à 4.ª jornada da Liga Portugal.
Veja também: Penálti bem assinalado no Benfica-Tondela? A análise à arbitragem (VÍDEO)
A decisão resulta de uma queixa apresentada pelo FC Porto, após o arremesso de isqueiros para o relvado no momento da comemoração do golo de Luuk de Jong, um dos quais atingiu o jogador portista Zaidu. Segundo o acórdão divulgado pelo CD, o clube leonino é punido com “a interdição temporária do setor A17, Bancada Norte, por um (1) jogo”, e ainda com uma multa de 150 unidades de conta, o equivalente a 15.300 euros.
A nota do Conselho de Disciplina especifica ainda que o Sporting foi sancionado por “agressões simples com reflexo no jogo por período igual ou inferior a 10 minutos”, o que levou à pena de interdição temporária e a uma multa adicional de 5.100 euros, agravada pela reincidência. O clube foi também condenado por “arremesso de objeto sem reflexo no jogo”, punido com 10.200 euros.
Veja também: Portugal arranca torneio sub-16 com vitória na estreia de Cristianinho
Apesar das penalizações aplicadas, o Sporting foi absolvido da acusação de agressões graves a espectadores e outros intervenientes, incluída no mesmo processo disciplinar.
Com esta decisão, o clube leonino terá de encerrar parte da sua bancada norte durante um jogo em Alvalade, cumprindo mais uma sanção disciplinar num clássico que continua a gerar consequências fora das quatro linhas.
