Na reta final da I Liga, a arbitragem voltou a estar sob os holofotes, com queixas de ambos os lados da 2.ª Circular. Mas segundo uma análise detalhada publicada pelo jornal A BOLA, com base nas observações de Duarte Gomes e Pedro Henriques, é o Sporting quem tem mais motivos de queixa ao longo da temporada.
Veja também: Rui Costa em fúria aperta com árbitro no túnel da Luz após o Benfica-Arouca
A avaliação considerou apenas os jogos em que Benfica ou Sporting estiveram envolvidos, desde a 1ª jornada até à mais recente, tendo em conta decisões mal tomadas, penáltis assinalados ou por assinalar, e erros em expulsões.
🟢 Sporting: mais decisões contra
Casos como o penálti mal assinalado frente ao Farense, a expulsão por mostrar frente ao FC Porto e o recente jogo com o Santa Clara, onde ficou por marcar uma grande penalidade a favor dos leões, contribuíram para o acumulado de decisões desfavoráveis à equipa agora orientada por Rui Borges.
🔴 Benfica: também com queixas, mas menos
O Benfica, apesar de recente polémica com o Arouca (penálti duvidoso que motivou comunicado oficial), teve menos decisões adversas em momentos-chave ao longo da temporada. Casos como a mão de Marcos Leonardo não sancionada em Moreira de Cónegos ou a não expulsão de Carreras frente ao Estrela da Amadora estão entre os erros detetados.
Veja também: Ronaldo dá a vitória ao Al Nassr com uma bomba que está a correr mundo (VÍDEO)
Conclusão
Segundo os dados recolhidos, os leões terão sido prejudicados em 14 lances na presente edição do campeonato, enquanto o Benfica pode queixar-se de sete erros em seu dispêndio.
No que toca aos lances em que foram beneficiados, sete erros a favor das águias e oito em benefício dos leões.
A análise surge num momento especialmente quente da época, com as duas equipas empatadas na liderança e o tema da arbitragem a dominar o discurso extra-campo — alimentado por comunicados oficiais e pressão crescente sobre o setor.
Veja também: 🎭 Mickey Rourke Expulso (Com Elegância) do Celebrity Big Brother UK — E Não, Não Foi um Papel