Está consumada a transferência de Afonso Moreira para o Lyon, depois de um processo que teve avanços, recuos e até um imprevisto jurídico com impacto directo no negócio. O jovem avançado de 20 anos, que tinha contrato com o Sporting até 2028, já realizou exames médicos e vai ser oficializado como reforço do clube francês nas próximas horas.
Veja também: Atenção Benfica: Volte-face inesperado no negócio Richard Ríos
Todos os valores do negócio
O Sporting encaixa 2 milhões de euros com a transferência e mantém 20% da mais-valia numa futura venda, um dado relevante tendo em conta o potencial de crescimento do jogador. A operação só avançou após a reversão da descida administrativa do Lyon, que chegou a ser confirmada para a Ligue 2, mas foi anulada após recurso. Com a permanência na Ligue 1 assegurada, o clube orientado por Paulo Fonseca retomou o interesse no internacional jovem português e fechou o acordo com os leões.
De Lamego a Alvalade... e agora a Lyon
Natural de Lamego, Afonso Moreira iniciou a formação nos Cracks da cidade antes de chegar ao Sporting em 2017/18, ainda nos sub-13. Percorreu todos os escalões do clube, estreou-se pela equipa principal nas últimas duas temporadas — com um total de seis jogos, dois títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal no currículo.
Veja também: Jogador do Benfica falha grande parte da época após lesão grave
Na época passada passou também pelo Gil Vicente, por empréstimo, e estava atualmente integrado no estágio da equipa B leonina em Guimarães, com vista à temporada na Liga 2. A transferência para França encerra agora esse capítulo.
Um salto para relançar a carreira
No Lyon, Afonso Moreira terá a oportunidade de crescer num campeonato competitivo e num clube que, apesar de um passado recente turbulento, continua a ser uma referência em França e uma boa montra para jovens talentos. A aposta de Paulo Fonseca no jovem português pode representar um ponto de viragem na sua ainda curta carreira sénior.
Para o Sporting, o negócio é modesto do ponto de vista financeiro imediato, mas permite libertar espaço no plantel e salvaguardar retorno futuro, caso Moreira valorize em solo gaulês.
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente