Desde 2015, Neymar tem sido protagonista de uma das coincidências mais insólitas do futebol mundial: o craque brasileiro tem falhado jogos de forma sistemática durante determinadas épocas festivas, nomeadamente no aniversário da irmã (11 de março), no carnaval e na passagem de ano. Seja por lesão ou suspensão, a verdade é que esta tendência tem acompanhado a carreira do avançado ao longo dos anos.
Veja também: Ânimos exaltados: Peixeirada em direto na SIC por causa de António Silva (VÍDEO)
🔵🔴 Tudo começou em Barcelona
A primeira vez que Neymar falhou um jogo nestas datas foi em 2015, quando jogava pelo Barcelona. O brasileiro viu o quinto cartão amarelo na jornada anterior e ficou suspenso no jogo contra o Rayo Vallecano, que coincidiu com o aniversário da irmã, Rafaella.
🤔 Coincidência? Talvez… mas em 2016 aconteceu exatamente o mesmo!
Nesse ano, Neymar voltou a estar ausente, novamente por suspensão, num jogo frente ao Eibar, na mesma altura de março. Em 2017, a história repetiu-se, mas, desta vez, a justificação foi uma lesão que o afastou apenas do jogo contra o Deportivo.
🇫🇷 Tradição continuou em Paris
Após a mudança para o PSG, Neymar manteve o registo. Entre 2018 e 2023, falhou todos os jogos que coincidiram com o aniversário da irmã, mas, desta vez, por lesão.
Veja também: Jorge Costa acusado de intimidar apanha-bolas de 13 anos do Braga (VÍDEO)
A exceção ocorreu em 2020, quando disputou o embate contra o Borussia Dortmund, a 10 de março. No entanto, nessa mesma temporada, acabou por falhar um jogo da Taça de França, por lesão, na passagem de ano.
Em 2021/22, voltou a ficar ausente no réveillon, desta vez por uma lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo que o afastou dos relvados até fevereiro. Já em 2023, uma operação ao tornozelo fez com que perdesse o resto da temporada.
🇸🇦 O calvário na Arábia Saudita
No verão de 2023, Neymar assinou pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, mas a sua passagem foi marcada pelo infortúnio. Em outubro, ao serviço da seleção brasileira, sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco, ficando afastado durante um ano.
Veja também: Decisão de Anselmi após derrota do FC Porto em Braga dá que falar
Regressou em outubro de 2024, mas sofreu nova lesão muscular em novembro, que o impediu de ter continuidade. Nos últimos dias, acabou mesmo por rescindir contrato com o clube saudita.
🇧🇷 O regresso da tradição no Brasil
Agora de volta ao Santos, Neymar voltou a lesionar-se e vai falhar os próximos jogos do clube. E em que período do ano? Após ter desfrutado do carnaval do Rio de Janeiro e na semana do aniversário da irmã, Rafaella.
Coincidência ou não, o certo é que Neymar parece seguir um padrão que já se tornou motivo de debate. Afinal, a tradição já não é o que era… ou, no caso do craque brasileiro, continua igual há mais de uma década.
Veja também: Julgamento do Football Leaks: "O Benfica quase paralisou"