adeptos-logo
Nacional
22/04/25

UEFA paga 3,5M€ a clubes portugueses pelas seleções: Benfica lidera compensações

Os clubes portugueses vão receber 3,5 milhões de euros da UEFA como compensação pela cedência de jogadores às seleções nacionais.

Os clubes portugueses vão receber 3,5 milhões de euros da UEFA como compensação pela cedência de jogadores às seleções nacionais, no âmbito do programa de distribuição de receitas associadas ao Euro 2024 e restantes compromissos internacionais. 

Veja também: Publicação de Otávio após polémica noitada dá que falar

O Benfica é o principal beneficiado desta repartição, arrecadando a maior fatia entre os emblemas nacionais, fruto da sua presença regular nas convocatórias das seleções de Portugal e outras seleções internacionais. 

📊 Como é feito o cálculo das compensações? 

A UEFA distribui estas verbas com base num critério simples: número de jogadores cedidos e tempo de permanência ao serviço das seleções. Isto inclui não só torneios finais como o Campeonato da Europa, mas também jogos de qualificação e fases de preparação. 

Os clubes são recompensados mesmo quando os seus atletas são convocados mas não chegam a jogar — desde que estejam oficialmente ao serviço da respetiva federação. 

Veja também: Martim Fernandes mostra provas para se defender no caso da noitada

🦅 Benfica domina, mas há mais clubes no bolo 

Segundo a informação avançada, o Sporting, o FC Porto e o SC Braga também serão contemplados, ainda que com valores inferiores aos encarnados. 

O domínio do Benfica explica-se pelo número de jogadores convocados para a Seleção Nacional e pela presença de atletas internacionais como Di María, Otamendi, Bah, Kokçu e Tengstedt, que têm sido chamados pelas respetivas seleções. 

📌 Um reforço de tesouraria importante 

Num contexto de crescente exigência financeira, estas verbas da UEFA representam um pequeno mas relevante reforço de tesouraria, especialmente para os clubes com maiores encargos salariais e de participação em competições internacionais. 

Veja também: 🐾 Corgis em corrida real: Juno conquista o trono no Corgi Derby escocês

Para o Benfica, é também um reconhecimento indireto da qualidade e internacionalização do seu plantel, algo que poderá ter reflexo no mercado de transferências no verão. 

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues