O FC Porto venceu, esta sexta-feira, o Sporting, por 74-78, no Pavilhão João Rocha, selando um 3-0 nas meias-finais da Liga Betclic e carimbando o passaporte para a final, onde terá pela frente o Benfica. Os dragões completam assim um pleno diante dos leões, com sete vitórias em sete jogos na temporada 2023/24.
Veja também: Árbitro Tiago Martins adota medidas drásticas após ameaças ao filho
A equipa orientada por Fernando Sá foi mais eficaz e demonstrou maior solidez nos momentos decisivos, numa partida equilibrada, mas marcada pela maior consistência azul e branca. O norte-americano Devyn Marble, vindo do banco, foi o MVP, com 22 pontos, incluindo lançamentos determinantes no quarto período.
🏀 Um dérbi intenso e com alternância no marcador
Com a época em risco, o Sporting entrou determinado a contrariar a tendência, mas o 1.º período terminou com 15-19 para o FC Porto, que apresentou melhor eficácia e organização defensiva. No 2.º quarto, os dragões chegaram a ter 10 pontos de vantagem, mas os leões reagiram e reduziram para 36-40 ao intervalo.
O 3.º período trouxe a melhor fase leonina, com destaque para Barber, Bailey e Ventura, que lideraram uma reviravolta até ao 63-53, após um triplo de Barber que inflamou o público no Rocha. Mas o FC Porto não quebrou, e o último quarto foi decisivo.
Veja também: Volte-face: Ronaldo já decidiu onde vai jogar na próxima época
Com um parcial de 11-25, o FC Porto virou o jogo, aproveitando os erros do Sporting e contando com a frieza de Marble e Fayne na reta final, além da defesa sólida que anulou os intentos leoninos nos últimos minutos.
🔥 Destaques individuais
