Filipa Martins continua a escrever o seu nome na história da ginástica portuguesa! A atleta lusa foi eleita a segunda melhor ginasta feminina europeia de 2024, arrecadando 39,4% dos votos, apenas atrás da búlgara Valentina Georgieva, que venceu com 53,5%.
Veja também: Apanha-bolas herói do FC Porto-SC Braga de saída dos dragões
A eleição, promovida pela European Gymnastics, encerrou esta quarta-feira e contou com cinco nomeadas. Esta distinção surge como um reconhecimento do impacto de Filipa Martins na modalidade, especialmente depois de se tornar a primeira ginasta portuguesa a alcançar uma final do all-around nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
🏆 Uma carreira de inspiração para Portugal
Na justificação da nomeação, a European Gymnastics destacou a importância da ginasta portuguesa para o crescimento da modalidade em Portugal:
🎙️ “É de longe a ginasta artística feminina portuguesa mais bem-sucedida. Filipa Martins ganhou o prémio SmartScoring Shooting Star 2024, em Rimini, pela sua dedicação ao desporto e pela influência em jovens ginastas no seu país. Representou Portugal pela terceira vez nos Jogos Olímpicos em Paris 2024, obtendo o melhor resultado de sempre do país”.
🔚 Final de uma carreira memorável
Depois de participar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, Filipa Martins anunciou o fim da carreira em setembro, deixando um legado impressionante para a ginástica portuguesa.