adeptos-logo
Nacional
18/09/25 às 13:08

A reação de Farioli à iminente chegada de Mourinho ao Benfica

O treinador do FC Porto, Francesco Farioli, projetou esta quinta-feira o encontro frente ao Rio Ave, que abre a 6.ª jornada da I Liga.

O treinador do FC Porto, Francesco Farioli, projetou esta quinta-feira o encontro frente ao Rio Ave, que abre a 6.ª jornada da I Liga.

Veja também: Comunicado do Benfica à CMVM sobre Mourinho - ÚLTIMA HORA

Em conferência de imprensa, o técnico italiano abordou o impacto do adiamento do jogo com o Arouca, a estreia de Yann Karamoh, a utilização de jovens da formação e ainda deixou palavras sobre José Mourinho, sem fugir à admiração pelo futuro treinador do Benfica.

Apesar do calendário atribulado, Farioli assegura que a equipa mantém-se fiel à sua identidade competitiva.

“Estamos alinhados. Isto não é uma alteração que ajude qualquer equipa portuguesa. Vai criar-nos complicações e é um cenário pouco bom. Esta alteração não é boa para nós, mas vamos tentar encontrar soluções. O nosso grupo e os nossos jogadores estão prontos e querem lutar, e isto é a história do FC Porto, de lutar contra tudo e contra todos”, afirmou.

Veja também: As exigências de Bruno Lage para deixar o Benfica

Rio Ave no horizonte

O italiano reconhece as dificuldades que os dragões poderão encontrar em Vila do Conde:
O Rio Ave é um clube que tem três empates no campeonato, é uma equipa competitiva, que procura ainda ganhar. Tem um proprietário, Evangelis Marinakis, que certamente é representado pelo Rio Ave, e conhecemos o treinador, que teve na época passada um feito incrível de vencer a UEFA Youth League, com o Olympiakos. (…) Estamos a tentar preparar o jogo da melhor forma possível.”

Sobre a gestão de esforços, foi claro: “O meu foco agora é o Rio Ave e colocar todo o ruído para trás das costas porque a prioridade é o FC Porto no presente e esse presente é o Rio Ave”.

Veja também: Apoiou Pinto da Costa nas eleições e agora elogia Villas-Boas

Lesionados e reforços

Farioli deu conta da situação clínica no plantel:
O William (Gomes) e o Martim (Fernandes) estiveram no treino hoje. O William tem 99% de hipóteses de estar na equipa, o Martim só veremos amanhã”.

A chegada de Yann Karamoh mereceu elogios, mas também prudência:
Trabalhei com ele há três ou quatro anos. Ainda não mostrou o seu melhor, mas estou confiante que pode ajudar o FC Porto, tanto na equipa principal como na equipa B. É alto, tem muita força, mas para estar na sua melhor forma vai precisar de mais alguns dias”.

Já sobre um eventual reforço para a defesa, deixou a garantia de que não haverá precipitações:
O clube e o presidente têm trabalhado nisso, quem chegar tem de preencher certos requisitos, não vamos fazer uma transferência em pânico”.

Veja também: Presidente do Fenerbahçe desconfiado da ida de Mourinho para o Benfica

Formação e futuro

O treinador destacou ainda a importância da integração de jovens da formação:
O Gabi [Gabriel Brás] esteve connosco na pré-época, tem a mentalidade certa, aprende depressa. O André Miranda e o Ángel Alarcón são dois jogadores com características diferentes, ambos precisam de perceber melhor as necessidades da equipa principal. (…) O Ángel vai ser inscrito na lista da UEFA, é uma boa oportunidade para ficar mais próximo da equipa principal.”

Mourinho?

Questionado sobre a iminente chegada de José Mourinho ao Benfica, Farioli recusou entrar em polémicas, mas não escondeu a admiração:
Não tenho de comentar a carreira do mister Mourinho. É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim, mas não vou fazer comentários sobre algo que não é oficial. Nem tenho de comentar o que não diz respeito ao FC Porto. Mas admiro o que fez”.

Veja também: A indemnização milionária de Amorim caso seja demitido do United

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!