adeptos-logo
Nacional
19/07/25

Sporting toma medida drástica após castigo pesado a Matheus Reis

Já está nas mãos do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) o recurso apresentado pelo Sporting. Saiba mais.

Já está nas mãos do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) o recurso apresentado pelo Sporting com o objetivo de anular ou, pelo menos, suspender o castigo de cinco jogos aplicado a Matheus Reis.

Veja também: Sporting e Arsenal mais próximos do acordo por Gyökeres

O clube de Alvalade juntou ao recurso uma providência cautelar, na tentativa de permitir que o jogador possa alinhar já na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Benfica, a 31 de Julho, no Estádio Algarve.

O castigo foi imposto pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência dos incidentes que marcaram a final da Taça de Portugal, disputada a 25 de Maio, entre leões e encarnados.

De acordo com a queixa apresentada pelo Benfica — reforçada também pelo empresário César Boaventura —, Matheus Reis terá intencionalmente pisado Andrea Belotti, já nos descontos da partida. A juntar a esse gesto, foi igualmente citado pelo alegado uso de uma expressão provocatória durante os festejos: “Aqui nos pisa na cabeça”.

Veja também: "O Sporting fez de Gyökeres o jogador que ainda não era"

Face à gravidade do castigo, e por se tratar de um processo mais complexo do ponto de vista jurídico, o Sporting decidiu separar a defesa de Matheus Reis dos casos de Quenda e Debast, que também receberam sanções — dois e um jogo, respectivamente — no mesmo relatório disciplinar.

Neste momento, e enquanto o TAD não se pronunciar sobre a providência cautelar, Matheus Reis continua impedido de participar não só na Supertaça, como também nas quatro primeiras jornadas da I Liga 2025/26.

A direção leonina acredita que o castigo é desproporcionado e está a apostar todas as fichas num efeito suspensivo temporário, que permita ao defesa brasileiro estar disponível enquanto não existir uma decisão definitiva.

Veja também: Atenção Benfica: A decisão de Ríos para facilitar saída do Palmeiras

Caso o TAD dê provimento à providência cautelar, Matheus poderá ser reintegrado de imediato nas opções de Rúben Amorim. Caso contrário, terá de cumprir os cinco jogos consecutivos de suspensão, num arranque de temporada marcado por um calendário exigente e recheado de clássicos.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!