Luís Ribeiro, coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ), deixou um sério alerta sobre a entrada de capitais nos clubes portugueses, sublinhando que estas instituições desportivas têm sido utilizadas para branquear dinheiro de origem ilícita.
Veja também: Chegou para ser titular mas está de saída do Sporting 6 meses depois
A revelação foi feita durante o SIGA FITS Forum 2025, que decorreu esta semana em Lisboa.
👉 “Portugal não é diferente de outros países”
De acordo com o responsável da PJ, este fenómeno não é exclusivo do futebol português, mas é motivo de grande preocupação, sobretudo pela falta de transparência sobre a origem dos fundos que entram nos clubes.
🗣️ “Temos tido situações em alguns clubes com a entrada de capital claramente não identificado quanto à sua origem nem quanto aos objetivos de quem adquire um clube”, referiu Luís Ribeiro.
A PJ destaca que este cenário levanta dúvidas, principalmente quando investidores injetam grandes quantidades de dinheiro sem uma justificação clara do seu propósito.
Veja também: A inscrição surpreendente do Sporting no fecho de mercado
🚨 Esquemas financeiros suspeitos no futebol português
Segundo a Polícia Judiciária, os clubes são frequentemente utilizados como veículos para lavagem de dinheiro, com recurso a várias táticas, como:
🔸 Direitos de imagem sobrevalorizados 🎭💸 – Usados como “commodities” sem um valor definido, permitindo a saída de dinheiro de forma pouco clara.
🔸 Pagamentos de comissões a intermediários 🤝🏦 – Muitas vezes sem justificação válida e valores inflacionados.
🔸 Contratos fictícios 📝❌ – Algumas prestações de serviços são faturadas sem corresponderem a qualquer trabalho real, sendo utilizadas para movimentar dinheiro de volta para investidores ou dirigentes.
🔸 Fluxo de dinheiro em numerário 💶 – Após circular nos clubes, parte das quantias desaparece sem rasto, dificultando a sua rastreabilidade.
👉 “Nada disto é exclusivo do desporto”, ressalvou Luís Ribeiro, explicando que este tipo de esquema também ocorre no setor público e privado.