adeptos-logo
Nacional
08/10/25 às 21:04

Sporting avança com queixa contra André Villas-Boas

A tensão entre Sporting e FC Porto subiu de tom com uma queixa formal junto do Conselho de Disciplina da FPF.

A tensão entre Sporting e FC Porto subiu de tom. Nas últimas horas, o clube de Alvalade avançou com uma queixa formal junto do Conselho de Disciplina da FPF contra André Villas-Boas, depois das declarações polémicas que o líder portista fez na gala Portugal Football Globes, realizada na passada terça-feira.

Veja também: Peixeirada entre Marco Pina e Tiago Silva por causa de penálti no clássico (VÍDEO)

Em comunicado enviado à imprensa, o Sporting explica que a iniciativa surge “por considerar que as mesmas atentam contra a honra do presidente Frederico Varandas e a reputação da Sporting SAD”. Em causa estão as críticas de Villas-Boas aos presidentes dos dois rivais lisboetas, a quem acusou de condicionar as nomeações de arbitragem através de sucessivas intervenções públicas.

Na ‘black carpet’ do evento, o presidente do FC Porto afirmou que “a única coisa que tenho notado é a ausência de um dos melhores VAR portugueses, Tiago Martins, que tem sido amplamente criticado pelo presidente do Sporting e do Benfica e está afastado dos clássicos”. Acrescentou ainda que “a coação feita pelos presidentes dos rivais tem impacto direto nas nomeações; Tiago Martins esteve na final da Champions feminina e é supostamente reconhecido como um dos melhores VAR, mas deixou de existir para os jogos grandes... Como é que a mediocridade é premiada com um clássico?

De tom provocatório, Villas-Boas concluiu com uma ironia dirigida aos seus adversários diretos: “Estamos todos ansiosos para ver a quem será hoje atribuído o prémio de ‘Calimero do Ano’. Não faltam candidatos.

As declarações do dirigente azul e branco geraram forte indignação em Alvalade, com o Sporting a entender que estas ultrapassam os limites da crítica desportiva, afetando a honra do presidente e a imagem institucional do clube.

Com esta participação disciplinar, o caso segue agora para análise do Conselho de Disciplina da FPF, que decidirá se há lugar à abertura de um processo contra André Villas-Boas. A queixa surge num contexto de crescente crispação entre os grandes do futebol português, após sucessivas trocas de acusações públicas relacionadas com a arbitragem e o poder dentro das estruturas federativas.

André Miguel Rodrigues